• Inicio
  • Notícias
  • Dependências do Limeira Clube são vistoriadas pela Comissão de Esporte da Câmara

Dependências do Limeira Clube são vistoriadas pela Comissão de Esporte da Câmara

Estruturas físicas estão em boas condições, segundo colegiado, mas precisam de reforma

Data de publicação: 07/10/2025 17:37 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


  • Dependências do Limeira Clube são vistoriadas pela Comissão de Esporte da Câmara

    Dependências do Limeira Clube são vistoriadas pela Comissão de Esporte da Câmara

  • Vereadores foram recebidos pelos conselheiros Roberto Fumagalli e os membros Fábio Luiz Bonetti e Sebastião Jacon.

    Vereadores foram recebidos pelos conselheiros Roberto Fumagalli e os membros Fábio Luiz Bonetti e Sebastião Jacon.

  • Estruturas físicas estão em boas condições, segundo colegiado, mas precisam de reforma

    Estruturas físicas estão em boas condições, segundo colegiado, mas precisam de reforma

    Após a aprovação do projeto que declarou o antigo Limeira Clube um espaço de utilidade pública, a Comissão de Esporte, Cultura e Turismo da Câmara vistoriou o local na tarde desta terça-feira, 7 de outubro, com a finalidade de averiguar a situação das dependências. Conforme observaram, as estruturas físicas do prédio estão boas, mas para que o espaço possa ser utilizado precisará de limpeza e reformas.

    No local, os membros da Comissão, vereadores Guilherme Guido (PL), presidente; e Costa Junior (Podemos), vice-presidente, foram recebidos pelos conselheiros do Limeira Clube, o presidente Roberto Fumagalli e os membros Fábio Luiz Bonetti e Sebastião Jacon.

    Conforme os vereadores observaram, a estrutura do prédio está em boas condições, mas o forro de boa parte das dependências precisa ser trocado e será preciso também trocar o assoalho do salão e a fiação, pois parte dela foi roubada. As piscinas estão em boas condições, sem rachaduras, e a academia tem aparelhos praticamente novos. Já as quadras precisam de reparos no piso, e todo o entorno precisa de roçagem do mato e limpeza.

    O presidente Roberto Fumagalli disse que o objetivo do Conselho em relação à cessão onerosa do espaço é de que o Limeira Clube seja preservado, pois, segundo ele, faz parte da história da cidade. “Não queremos que tudo isso se perca, que vire um supermercado, por exemplo. O clube é de Limeira, por aqui passaram os fundadores da cidade, queremos que ele seja entregue para a população”, afirmou.

    Conforme os conselheiros, a documentação para a oficialização da cessão do Limeira Clube ainda está em construção, com a participação de ambas as partes, mas, para eles, a efetivação seria um presente para a cidade. Com relação ao estado das dependências, disseram que ainda não foi feito levantamento do custo das reformas necessárias, mas acreditam que o valor de investimento seria em torno de R$ 15 milhões.

    Uma reunião com representantes das  secretarias de Esporte e Lazer, de Negócios Jurídicos, Desenvolvimento Econômico, de Planejamento e Urbanismo sobre o uso da área para fomento a atividades esportivas foi agendada pelo colegiado para o dia 9 de outubro, a partir das 8h15. Na ocasião, os parlamentares pretendem obter esclarecimentos sobre os planos da Prefeitura para o espaço e se há projeto e cronograma para as reformas.

    Cessão onerosa

    Em setembro a Câmara aprovou a Lei Complementar Nº 984/2025, por meio do Projeto de Lei Complementar Nº 22/2025, de autoria da Prefeitura, que autoriza o Poder Executivo a receber, mediante cessão onerosa, área de propriedade particular pertencente ao Limeira Clube. 

    Além de permitir a preservação do imóvel histórico de interesse municipal, a Prefeitura prevê a implantação de um Centro de Referência para Idosos no local, voltado para promoção do envelhecimento ativo, da saúde, da assistência social e da convivência. A área também será utilizada para atividades de cultura, lazer e recreação, de acesso público, conforme previsto pelo governo municipal.

    A Comissão

    É de competência deste colegiado opinar sobre proposições, promover debates, seminários e ações educativas que visem a identificar problemas e propor soluções para o fortalecimento e a melhoria das políticas públicas locais nas áreas de esporte, lazer, cultura e turismo, além de fiscalizar, acompanhar e avaliar a efetividade de programas governamentais, estudar e propor políticas públicas aptas a proporcionar melhoria de qualidade de vida aos munícipes e bem-estar nessas áreas.

    Registrado em: esporte fiscalização