• Inicio
  • Notícias
  • Padre Marcos José Theodoro, Lazaro Barbosa e José Laercio Alegre recebem homenagens

Padre Marcos José Theodoro, Lazaro Barbosa e José Laercio Alegre recebem homenagens

Solenidade aconteceu na Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Data de publicação: 06/10/2025 15:04 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Padre Marcos José Theodoro, Lazaro Barbosa e José Laercio Alegre recebem homenagens
Padre Marcos José Theodoro, Lazaro Barbosa e José Laercio Alegre recebem homenagens

Na noite da última sexta-feira, 3 de outubro, os parlamentares da Câmara Municipal de Limeira homenagearam Lázaro Barbosa e José Laercio Alegre com a entrega de títulos de Cidadão Limeirense, por meio do Decreto Legislativo Nº 20/2025 e do Decreto Legislativo Nº 9/2025. Já o padre Marcos José Theodoro recebeu o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro “Ordem de Tatuiby” pelo Decreto Legislativo Nº 12/2025.

O evento aconteceu na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e contou com a presença  do presidente da Câmara Everton Ferreira (PSD), do prefeito Murilo Félix (Podemos) e a primeira-dama, Luciana Félix; dos vereadores Helder do Táxi (PSD), autor das três homenagens, Elias Barbosa (PRTB), Waguinho da Santa Luzia (PP) e da vereadora Lu Bogo (PL). 

A sessão foi transmitida ao vivo pelos canais de comunicação do Legislativo no Youtube, Facebook e site e está disponível no link.

Padre Marcos José Theodoro

Natural de Conchal (SP), tornou-se cidadão Limeirense em 2014, e cidadão Pirassununguense desde 2010. Filho de uma família católica, aos 18 anos, ingressou no seminário menor na Congregação dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus, iniciando a vocação. Mais tarde, em 1998, Marcos prestou vestibular na Pontifícia Universidade Católica de Campinas SP (Puccamp), onde cursou filosofia, no qual se formou em 2000, e no ano de 2004 concluiu o curso de teologia. 

O homenageado foi ordenado Presbítero (Padre) no ano de 2005 na cidade de Americana (SP), na Matriz de Santo Antônio, hoje Basílica Menor de Santo Antônio. Em 2008 foi empossado na cidade de Pirassununga (SP), como administrador paroquial e diretor Espiritual da Criança e da Pastoral Afro na cidade. 

Já no ano de 2013, o padre foi empossado como segundo pároco, da Paróquia Santa Isabel de Portugal em Limeira – também administrava três comunidades da Paróquia sendo elas: Santa Edwiges, São Judas Tadeu e Santa Josefina Bakhita. Atualmente na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Marcos atende 26 famílias com a destinação de fraldas geriátricas e, por meio do trabalho dos vicentinos, faz visitas a famílias, aos enfermos e àqueles em situação de vulnerabilidade. 

Lazaro Barbosa

O homenageado é natural de Conchal (SP) e reside em Limeira desde 1969. Quando tinha por volta dos 20 anos de idade, convenceu o pai a mudar-se da fazenda onde moravam em busca de uma moradia própria, pois, como funcionários da fazenda, residiam no imóvel do dono do local. A família mudou-se então para a área rural limeirense.

No ano de 2000 fez parte do conselho que abrangia as seguintes paróquias: São Sebastião, São José, Comunidade Divino Espírito Santo, Santa Luzia, Santa Bakhita, Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria. Como parte do conselho era responsável por coordenar os grupos da Sociedade dos Vicentinos de cada uma destas paróquias, que contava com aproximadamente 60 pessoas. 

Lazaro ainda assumiu por três anos o cargo de segundo secretário, e passou a fazer parte da Escola de Capacitação Antonio Frederico Ozanon (Ecafo), na qual era responsável pela capacitação e treinamento dos membros vicentinos, mantendo a ordem e organização da sociedade. De 2014 a 2020  fez parte da coordenação da Ecafo. Atualmente, ele faz parte do departamento dos missionários, apoiando na formação e animação dos grupos. 

José Laercio Alegre

José é natural de Cosmópolis (SP) e reside em Limeira desde 1966. Com o tempo, especializou-se na pintura de máquinas e mais tarde nasceu a oficina “Auto Pintura e Funilaria Alegre”, localizada no bairro Boa Esperança, onde passou a trabalhar por conta própria.

Casou-se em 1984 com Maria Aparecida Florêncio Alegre, com quem teve três filhos: Gislaine Florêncio Alegre, Isis Alegre e Lucas Alegre. Membro atuante da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada na Vila Labaki, iniciou os trabalhos pastorais ainda jovem, integrando o grupo de batismo por mais de 30 anos. Há quatro anos José atua como coordenador geral da Paróquia e exerce o ministério da Eucaristia há 35 anos.

Registrado em: Institucional