Durante encontro foram apreciados moções e requerimentos propostos pelos jovens parlamentares
A Câmara Municipal sediou nesta sexta-feira, 3 de outubro, a segunda sessão ordinária dos vereadores juniores. O projeto do Parlamento Jovem, criado por meio da Resolução Nº 843/2023, e realizado pela Escola Legislativa Paulo Freire, teve transmissão ao vivo pelos canais de comunicação do Legislativo no Youtube e Facebook.
O evento contou com a participação dos vereadores padrinhos Estevão Nogueira (Avante), Lu Bogo (PL) e Elias Barbosa (PRTB), bem como do presidente da Câmara, Everton Ferreira (PSD).
Debates da sessão
Foram apreciados três projetos de lei pelos vereadores juniores presentes, que tratavam sobre datas comemorativas e inclusão de medicamentos antialérgicos para a rede pública do Município. Quatro moções também foram apreciadas, três de pesar e uma nota de congratulação à Internacional de Limeira pelo acesso para a série C de 2026.
Além disso, os juniores apreciaram seis indicações, que versaram sobre zeladoria, esporte e vacinação; e seis requerimentos sobre infraestrutura, zeladoria e realização de exames em postos de saúde, condições de frota de ônibus escolares da área rural, semáforo na Ponte Preta e manutenção e segurança ambiental de um terreno no Jardim Bela Vista.
Projeto
A Câmara de Vereadores Juniores foi criada por meio da Resolução Nº 843/2023, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a criação do projeto "Parlamento Jovem".
Fazem parte da Câmara de Vereadores Juniores 21 alunos representantes das escolas públicas e particulares de Limeira, de 12 a 16 anos, com mandato de um ano. Eles são auxiliados por um vereador padrinho, que supervisiona seus trabalhos e é responsável por submeter as proposituras para tramitar oficialmente no Legislativo.
As sessões ordinárias dos vereadores juniores acontecem bimestralmente e seguem os mesmos ritos das sessões realizadas pelos parlamentares do Legislativo. Nessas sessões, os juniores podem apresentar propostas que visem a melhoria da qualidade de vida da sociedade limeirense, relativas à educação, saúde, cultura, esporte, lazer e meio ambiente, por exemplo. As matérias apresentadas pelos juniores nas sessões são lidas, discutidas e votadas.