Recurso será utilizado para o funcionamento das motocicletas de atendimento rápido
O vereador Zé da Farmácia (Solidariedade) destina R$ 500 mil por meio da Emenda Nº 76 ao Projeto de Lei Nº 212/2025 protocolada na última segunda-feira, 22 de setembro, para a implantação do Programa Motolância do SAMU em Limeira. O recurso será utilizado para garantir a estrutura necessária ao funcionamento das motocicletas de atendimento rápido, ampliando a capacidade de resposta da rede municipal de urgência e emergência.
A iniciativa, conforme o parlamentar, é fruto do Projeto de Lei Nº 21/2025, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Murilo Félix, resultando na Lei Ordinária Nº 7.140/2025. Ele explica que a legislação estabelece diretrizes para a utilização das motolâncias como recurso complementar às ambulâncias tradicionais, permitindo que profissionais de saúde cheguem com maior agilidade em situações de risco de vida.
De acordo com Zé da Farmácia, o investimento representa um avanço significativo para a cidade: “Com a Motolância, vamos reduzir o tempo de resposta em emergências, principalmente em locais de difícil acesso para ambulâncias. Essa é uma medida que salva vidas e reforça nosso compromisso com o cuidado da população limeirense”, destacou.
A motolância, segundo o vereador, é um modelo já adotado em diversas cidades do Brasil, especialmente nas capitais, e que tem se mostrado extremamente eficaz no atendimento de ocorrências críticas, como paradas cardiorrespiratórias, acidentes de trânsito e situações em que cada segundo é decisivo.
“Com a aprovação da lei e o direcionamento de recursos da emenda impositiva, Limeira dá um passo concreto para fortalecer seu sistema de saúde e garantir um atendimento mais rápido, humano e eficiente para toda a população”, disse Zé da Farmácia.
As emendas seguem em análise pela Comissão de Orçamento e Fiscalização do Executivo, dentro do processo de discussão e votação do PPA (Projeto de Lei Nº 212/2025).
Do Gabinete Parlamentar – Vereador Zé da Farmácia (Solidariedade)
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.