• Inicio
  • Notícias
  • Pontos críticos, iluminação pública e abandono de imóveis são fiscalizados pela Comissão de Segurança

Pontos críticos, iluminação pública e abandono de imóveis são fiscalizados pela Comissão de Segurança

Segundo membros, ação noturna foi importante para identificar as demandas da região central da cidade

Data de publicação: 30/09/2025 17:35 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


  • Pontos críticos, iluminação pública e abandono de imóveis são fiscalizados pela Comissão de Segurança

    Pontos críticos, iluminação pública e abandono de imóveis são fiscalizados pela Comissão de Segurança

  • Segundo membros, ação noturna foi importante para identificar as demandas da região central da cidade

    Segundo membros, ação noturna foi importante para identificar as demandas da região central da cidade

    A Comissão de Segurança Pública realizou uma fiscalização na área central da cidade na noite de sexta-feira, 26 de setembro. O objetivo foi averiguar pontos críticos de segurança, iluminação pública, abandono de imóveis e as condições da população em situação de rua e de usuários de entorpecentes. O antigo prédio da Central de Ambulância e o Centro de Acolhida foram alguns locais visitados.

    Participaram da vistoria os membros da Comissão, vereadores Costa Júnior (Podemos), presidente; Felipe Penedo (PL), vice-presidente, e Carlinhos do Grotta (PL), secretário; e o presidente do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), Dimas Peruzza. Apesar do convite do colegiado por meio de ofício, nenhum representante da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal ou da Secretaria de Obras participou da diligência.

    “É a primeira vez que saímos em uma fiscalização noturna e foi de extrema importância porque pudemos ver as principais demandas da cidade também à noite”, destacou o presidente da Comissão, Costa Junior.

    Partindo do Palacete Tatuibi, a Comissão identificou lâmpadas queimadas na rua Presidente Humberto Alencar Castello Branco, prejudicando a visibilidade, mato alto e falta de recolhimento de lixo na região. Outro ponto vistoriado foi o antigo prédio da Sede Administrativa do Ceprosom, o qual está em completo estado de abandono, conforme constatado pelos vereadores.

    A área onde funcionava a Central de Ambulância também foi alvo dos parlamentares. Lá eles identificaram uma nascente de água que pode causar infiltração, além de um avançado estado de deterioração no telhado e nas madeiras. Não havia nem funcionários e nem guardas civis municipais (GCMs) para proteger o bem público, no entanto, diante de indícios de ocupação, os vereadores acreditam que o local é utilizado por usuários de drogas.

    O colegiado percorreu ainda áreas próximas à linha férrea. No prédio da antiga Machina São Paulo identificaram um buraco na parede que dava acesso a um galpão onde encontraram vestígios de que o local é habitado e que supostamente está sendo usado para a queima de fios de cobre e para o uso de drogas.

    Encerrando a diligência, a Comissão visitou o Centro de Acolhida, que estava em funcionamento. Conforme averiguado, o prédio está em condições de habitação, mas precisa de melhorias na iluminação e para o conforto dos usuários.

    A Comissão

    Após a fiscalização, os vereadores pretendem encaminhar ofícios à Prefeitura solicitando reparos na iluminação pública na rua Presidente Humberto Alencar Castello Branco, ativação de câmeras de segurança e poda de árvore na rua Cunha Bastos, reforço do patrulhamento, fechamento do antigo prédio do Ceprosom, desocupação da casa invadida na rua Carlos Gomes, ampliação da equipe de abordagem social e melhorias estruturais no Centro de Acolhida.

    A Comissão de Segurança Pública é responsável por opinar sobre proposituras relativas à área, bem como promover estudos e reuniões sobre a criminalidade, a violência e a segurança pública, propondo medidas necessárias à melhoria da prevenção e proteção da comunidade; atuar junto às esferas governamentais a fim de implementar políticas de segurança pública no Município; e apresentar sugestões para o aperfeiçoamento da legislação municipal pertinente à segurança pública.

    Registrado em: segurança