Objetivo é custear a realização de laudos diagnósticos para crianças que aguardam na fila do sistema público de saúde
O vereador Guilherme Guido (PL) protocolou, no dia 22 de setembro, a Emenda Impositiva Nº 184/2025 ao Projeto de Lei N°212/2025 (referente ao PIano Plurianual (PPA) do município para o quadriênio 2026 - 2029), no valor de R$ 250 mil, com o objetivo de custear a realização de laudos diagnósticos para, no mínimo, 100 crianças que aguardam na fila do sistema público de saúde de Limeira para avaliação de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A emenda busca acelerar o acesso dessas crianças ao laudo multidisciplinar, etapa essencial para que possam iniciar tratamentos específicos, garantir inclusão escolar adequada, acessar benefícios previstos em lei e atendimentos terapêuticos na rede pública.
“Temos conhecimento de muitas famílias limeirenses que aguardam por esse diagnóstico. Em alguns casos, a criança já apresenta sinais claros de autismo, mas sem o laudo não conseguem iniciar o tratamento necessário. Com essa emenda, queremos garantir mais dignidade, celeridade e amparo a essas famílias”, destacou o vereador.
O recurso será destinado à Secretaria Municipal de Saúde de Limeira, responsável pela execução dos serviços, que incluirão a contratação de profissionais especializados como neuropediatras, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, profissionais indispensáveis para uma avaliação completa e criteriosa.
“Com essa iniciativa, a expectativa é reduzir a atual fila de espera e garantir que mais crianças recebam o diagnóstico precoce e, consequentemente, o acompanhamento necessário para um desenvolvimento mais saudável e assistido. Reforço o meu compromisso com políticas públicas voltadas à inclusão, saúde infantil e apoio às famílias limeirenses. ”, afirmou o autor.
As emendas seguem em análise pela Comissão de Orçamento e Fiscalização do Executivo, dentro do processo de discussão e votação do PPA (Projeto de Lei Nº 212/2025).
Do Gabinete Parlamentar – Vereador Guilherme Guido (PL)
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.