• Inicio
  • Notícias
  • Fé como patrimônio imaterial: documentário conta história de Limeira a partir de espaços religiosos

Fé como patrimônio imaterial: documentário conta história de Limeira a partir de espaços religiosos

Série Minha Limeira chega ao terceiro episódio; exibição ocorreu nesta quarta-feira (10/9), na Igreja Boa Morte

Data de publicação: 11/09/2025 18:01 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Fé como patrimônio imaterial: documentário conta história de Limeira a partir de espaços religiosos
Fé como patrimônio imaterial: documentário conta história de Limeira a partir de espaços religiosos

O patrimônio cultural formado a partir dos espaços religiosos. Com essa abordagem, a Câmara Municipal de Limeira exibiu o terceiro episódio da série documental “Minha Limeira” nesta quarta-feira, 10 de setembro, na Igreja Boa Morte. A cerimônia dedicada à história de Limeira foi aberta com a apresentação musical da violinista Patrícia Franco Jesus que executou Alegria dos Homens, de Bach; Hallelujah de Leonardo Cohen, Cânon, de Pachelbel. 

Participaram da cerimônia o presidente da Câmara, Everton Ferreira (PSD), a vice-presidente Tatiane Lopes (Avante), a primeira-secretária Mara Isa Mattos Silveira (PL), além dos vereadores Estevão Nogueira (Avante), Felipe Penedo (PL), Helder do Taxi (PSD), João Bano (Solidariedade), Marcio do Estacionamento (DC), Waguinho de Santa Luzia (PP). Também estavam presentes o secretário de Cultura, Bruno Bortolan, representando as autoridades locais; Juliana Binotti, do Condephali, representantes da Confraria da Boa Morte, que cedeu o uso da igreja para exibição; além de alunos da Unip prestigiaram o lançamento.     

Patrimônio Cultural – Espaços Religiosos

O episódio tece a narrativa de como a dimensão religiosa está na base da história de Limeira desde o início da fundação, há quase dois séculos. “Faz parte da vida de diferentes comunidades, na forma de crenças, ritos e celebrações, estando presente para muito além das construções de templos, igrejas ou outros tipos de espaços religiosos. Culturalmente, as crenças, expressões e práticas religiosas formam um rico mosaico que é fundamental para a compreensão do espaço urbano”, define o narrador no início do vídeo, fazendo um convite para que o telespectador viaje junto pelos elementos históricos do documentário.  

A produção contextualiza ainda o episódio com a definição de patrimônio cultural. “Quando falamos de patrimônio, estamos abordando o amplo conjunto de bens culturais materiais e imateriais que representam a identidade de uma comunidade de diferentes formas. Segundo o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN, podemos entender um bem cultural como algo que faz parte da vida das pessoas de uma maneira tão profunda que algumas vezes elas não conseguem nem mesmo dizer o quanto ele é importante e por que mas caso elas o perdessem sentiriam sua falta como por exemplo a paisagem do lugar da infância”, descreve.

Ao longo do vídeo, é contada em detalhes a história de fundação de espaços religiosos tanto na área urbana como rural, a partir da pesquisa documental e de entrevistas.

A série foi produzida pela Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, em atendimento à Resolução N° 853/2023, que institui o Projeto de Preservação e Difusão da História e Memória do Povo Limeirense – Projeto PertenSer.

O presidente do Legislativo, Everton Ferreira, que foi o autor da Resolução que criou o projeto, enalteceu o papel de cada vereador pela aprovação do PertenSer, que tornou possível resgatar a história e os processos de construção da identidade do limeirense, desta vez tendo a fé como patrimônio cultural e elemento de formação do tecido urbano.   

PertenSer

O projeto foi criado com o intuito de proporcionar o conhecimento sobre a história de Limeira, desde a fundação, e o contexto histórico nacional e mundial que levou a esse momento, além de difundir a história da criação e desenvolvimento do Legislativo limeirense, ressaltando sua importância para a formação e estruturação do município, bem como divulgar o conhecimento sobre o patrimônio histórico e arquitetônico da cidade. 

Dentre as ações a serem executadas pelo projeto estão a produção de conteúdo audiovisual, palestras e fóruns, cursos, seminários, visitas guiadas e exposições.

A série 

“Minha Limeira” é a história e a memória do povo limeirense contadas em áudio e imagens. A sequência documental produzida pela Câmara Municipal resgata momentos históricos importantes dos 198 anos da cidade em dez episódios. O formato audiovisual escolhido com o objetivo despertar o interesse do público de diferentes faixas etárias, inclusive de crianças em idade escolar, para que conheçam a história da cidade e incentivem o senso de pertencimento.  

Outros episódios

O primeiro episódio, lançado no dia 26 de março, tem como título “Origens de Limeira: entre história e lenda” e aborda a ocupação do território e a fundação da cidade a partir da construção da primeira capela dedicada à Nossa Senhora das Dores. O vídeo está disponível na íntegra no canal da Câmara no YouTube e pode ser acessado neste link.  Já o segundo explorou o período que vai da década de 1830 até o século XX; também pode ser acessado aqui. 

Registrado em: PertenSer cultura história