• Inicio
  • Notícias
  • Comissão convida secretários para debater realização de eventos no Parque Cidade

Comissão convida secretários para debater realização de eventos no Parque Cidade

Políticas de fomento ao esporte também foram pautadas 

Data de publicação: 04/09/2025 11:30 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


  • Comissão convida secretários para debater realização de eventos no Parque Cidade

    Comissão convida secretários para debater realização de eventos no Parque Cidade

  • Política de fomento ao esporte também foi tema da reunião

    Política de fomento ao esporte também foi tema da reunião

    Na reunião desta quinta-feira, 4 de setembro, a Comissão Permanente de Esporte, Cultura e Turismo debateu sobre o uso do Parque Cidade e soluções para o fomento às atividades esportivas em Limeira. Membros do Conselho Municipal de Política Cultural e apoiadores do esporte foram ouvidos respectivamente sobre cada tema. 

    Fazem parte da Comissão os vereadores Guilherme Guido (PL), presidente; Costa Junior (Podemos), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (PP), secretário. As deliberações adotadas constam em ata.

    Parque Cidade

    Os efeitos das restrições contidas no Decreto Municipal Nº 213/2025, que dispõe sobre a utilização e adoção de medidas para realização de eventos festivos no Parque da Cidade de Limeira, foram pautados por integrantes do Conselho de Política Cultura, entre eles o presidente Allan André Lourenço, que manifestou preocupação com os aspectos de legalidade  ausência de critérios técnicos que embasem as proibições.   

    Para o conselheiro, o decreto pode caracterizar um "poder arbitrário" da Prefeitura, diante da falta de clareza nos critérios para quem deseja utilizar as áreas do Parque. O Conselho de Cultura emitiu um parecer apontando a inconstitucionalidade da norma. Os conselheiros encaminharam ofício à Prefeitura com os apontamentos observados, contudo não receberam resposta e o processo consta arquivado, segundo Allan.

    A Comissão falou sobre a importância de mediar o diálogo com a Prefeitura e expediu um ofício ao Executivo municipal convidando os secretários de Turismo e Eventos, Silvio Britto, e de Cultura, Bruno Bortolan, para uma reunião no dia 11 de setembro, às 8h15, na Câmara. A finalidade é buscar medidas alternativas para a situação e debater sobre o decreto.  

    Fomento

    As dificuldades enfrentadas por atletas e entidades esportivas para conseguir apoio financeiro também foram pauta da reunião. Um apoiador do Karatê, Allan Francisco, defendeu a criação de políticas públicas de incentivo à modalidade de modo que viabilizem o crescimento de atletas nesse esporte.  

    Os vereadores Guilherme Guido e Costa Junior descreveram que há entraves legais que impedem o apoio direto do poder público ao setor privado. Mas sinalizaram que em Limeira há o chamamento público e um Fundo Municipal para o Esporte, que são instrumentos viáveis para distribuição de recursos, de que as exigências normativas sejam atendidas.

    O vereador Waguinho sugeriu o envio de ofício à Prefeitura para saber se há interesse do Município em criar uma Lei de Incentivo ao Esporte similar à da cidade de São Paulo, que permite a renúncia de receita para destinação de valores a projetos esportivos e paradesportivos.