• Inicio
  • Notícias
  • Câmara Municipal de Limeira realiza curso sobre inteligência artificial

Câmara Municipal de Limeira realiza curso sobre inteligência artificial

Com o apoio da Fábrica de Inovação, a primeira aula abordou “Capacitação: Desvendando as Ferramentas de Inteligência Artificial”

Data de publicação: 03/09/2025 10:24 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


  • Câmara Municipal de Limeira realiza curso sobre inteligência artificial

    Câmara Municipal de Limeira realiza curso sobre inteligência artificial

  • Com o apoio da Fábrica de Inovação, a primeira aula abordou “Capacitação: Desvendando as Ferramentas de Inteligência Artificial”

    Com o apoio da Fábrica de Inovação, a primeira aula abordou “Capacitação: Desvendando as Ferramentas de Inteligência Artificial”

  • A atividade foi ministrada por Fernando Bryan Frizzarin

    A atividade foi ministrada por Fernando Bryan Frizzarin

    Com o objetivo de aproximar a comunidade das inovações tecnológicas, a Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, em parceria com a Fábrica de Inovação de Limeira, realizou nesta terça-feira, 2 de setembro, às 19h, no Plenário Vereador Vitório Bortolan, o evento gratuito de Capacitação: Desvendando as Ferramentas de Inteligência Artificial. 

    O presidente do Legislativo limeirense, vereador Everton Ferreira (PSD), abriu o evento, juntamente com os vereadores Mara Isa Mattos Silveira (PL) e Estevão Nogueira (Avante). A atividade foi ministrada por Fernando Bryan Frizzarin, formado em Ciência da Computação e com pós-graduações na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). 

    “A Câmara está em uma rota de levar cursos para a população no intuito de atrair e aproximar essa relação da política com a sua própria população”, disse Everton Ferreira antes do início ao curso. Ele também reforçou que terá uma outra ala para a questão ambiental do município, explicando ser importante o limeirense entender esse processo.

    Os assuntos centrais foram expostos no que é inteligência, consciência, inteligência artificial (IA) e aplicações, como: IA para texto e linguagem, visão computacional, áudio e multimídia, ciência e saúde, negócios e entretenimento, criação de conteúdos, análise de dados, além de design e criação visual.

    Fernando reforçou também como fazer o uso eficiente dessas ferramentas, explicando que a IA simula (imita) a inteligência humana, sendo suscetível aos mesmos fatores que afetam os humanos: visões e preconceitos, manipulação, limitações de perspectiva, falta de discernimento ético, como outros casos abordados. Os munícipes participaram e tiraram as dúvidas acerca do tema, com a ajuda de exemplos dados pelo professor.

    "A IA é poderosa, mas a verdadeira inteligência está em quem usa, e tenham certeza que, de cinco anos atrás para o futuro, para a eternidade vão existir dois tipos de pessoas, aquela que vai ser substituída pela IA, porque deixou isso acontecer, e aquela que vai usar a IA para substituir as outras. Vocês têm que se posicionar", destacou Fernando, como um momento de reflexão e fechamento da aula.

    O presidente Everton Ferreira citou ainda que haverá a fase dois do curso. Para conferir a aula na íntegra, basta acessar o vídeo neste link