Vereadores viajaram a Sorocaba para verificar funcionamento do URB Drive
Os vereadores que compõem a Frente Parlamentar para discussão e criação de uma plataforma digital municipal para o transporte individual privado remunerado de passageiros (motoristas de aplicativo) visitaram Sorocaba (SP) para conhecer o funcionamento do URB Drive na cidade. O sistema é administrado pela Prefeitura sorocabana como alternativa aos aplicativos já existentes.
Participaram da agenda os vereadores Waguinho da Santa Luzia (PP), presidente; Estevão Nogueira (Avante), relator; João Bano (Solidariedade), Carlinhos do Grotta (PL), Lu Bogo (PL) e Márcio do Estacionamento (DC). Eles foram recebidos pelo diretor de Controle Operacional da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba (Urbes), Cristiano Cleiton de Melo, e pelo sócio da empresa contratada para operacionalizar a URB Drive, Maurinho Coelho.
A comitiva se reuniu na base da URB Drive, que começou a ser operacionalizada há 90 dias pela Prefeitura de Sorocaba. Ela é uma alternativa aos serviços já existentes, com o objetivo de oferecer benefícios para os usuários e motoristas parceiros. Segundo Cristiano, o serviço foi contratado por meio de processo licitatório, cujo contrato de vigência estabelecido foi de 60 meses.
Um dos pontos informados pela Urbes é que o valor da taxa de comissão cobrada dos motoristas é menor que a praticada por outras plataformas no mercado: 8,9% por corrida, enquanto empresas do setor chegam a descontar até 50% do valor. Além disso, cada corrida realizada gera R$ 1 de receita que é repassada pela URB Drive para o município, mais o recolhimento de ISSQN.
“Observei que a cidade de Limeira, além de estar perdendo dinheiro por não estar operando um aplicativo como esse, está deixando também de fazer com que os motoristas aumentem os ganhos, a renda gerada pela prestação do serviço”, considerou Waguinho da Santa Luzia, que destacou também a segurança do aplicativo.
Esse foi outro diferencial do sistema URB Drive apontado pelo diretor da Urbes: a integração do aplicativo com o Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI), que permite o acionamento e monitoramento em tempo real pela Guarda Civil Municipal (GCM), pela Polícia Militar (PM) e Polícia Civil, em caso de ocorrência, permitindo mais segurança dos passageiros e motoristas.
Sobre a adesão ao serviço, o sócio do sistema explicou que nos três meses de período de teste foram cadastrados 5 mil motoristas para trabalhar no URB Drive; a expectativa é de aumentar esse número até 8 mil nos próximos meses. Já os usuários são 14 mil até o momento. Segundo Maurinho Coelho, todos os veículos cadastrados na plataforma têm identificação, apresentação de documentação obrigatória, checagem de antecedentes criminais para validação do cadastro dos motoristas.
Durante a visita, a equipe da URB Drive apresentou o funcionamento do aplicativo que está disponível para download pelo App Store da Apple e a Google Play. “É uma plataforma viável, similar às plataformas já existentes, mas com o diferencial de que é possível personalizá-la de acordo com a necessidade do município e da população de Limeira. É algo de fato aplicável na cidade, basta amplificar os estudos e fazer os devidos encaminhamentos ao Poder Executivo”, avaliou Estevão Nogueira.
Sobre o colegiado
A Frente foi constituída pelo Ato da Mesa Nº 8/2025, e criada pela Resolução Nº 903/2025, de autoria do vereador Waguinho. Conforme o texto legislativo, são objetivos de trabalho da Frente: promover estudos e debates, apresentar alternativas, sugestões à Prefeitura e setor privado, elaborar proposituras para contribuir com a criação dessa plataforma, além de revisar a Lei Complementar Nº 830/2019, em vigor, que regulamenta o transporte por aplicativo.