Seis oradores fazem uso da Tribuna Livre durante a sessão ordinária
Na sessão ordinária desta segunda-feira, 1º de setembro, a Câmara Municipal de Limeira aprovou quatro projetos pautados na Ordem do Dia. Enquanto no Expediente, destinado à leitura dos documentos protocolados na Casa, foram discutidos quatro requerimentos. Os trabalhos foram transmitidos ao vivo, para assistir acesse este link.
A Tribuna Livre desta semana foi ocupada por seis oradores que abordaram os seguintes temas: moção a atletas e à Guarda Civil Municipal (GCM), olhar à saúde, reserva de vagas de estacionamento para pacientes oncológicos, Associação Afro Tulani e Centro Cultural Afro. Confira os discursos na íntegra neste link.
Moção para atletas
A primeira a usar a Tribuna foi Nayara Amanda de Freitas Passos, que falou sobre as moções Nº 194/2025 e Nº 195/2025, protocoladas pelo vereador Costa Junior (Podemos) e aprovadas na Câmara, de reconhecimento aos atletas Davi Passos e Isabela Passos. Conforme a narrativa, as honrarias são fruto do esforço dos atletas e dos pais, apoiadores e patrocinadores, e disse ser inadmissível que algumas instituições digam ter o mérito pelas conquistas deles, sem tê-los apoiado verdadeiramente.
Ela agradeceu o vereador pelo reconhecimento, ressaltou a importância do jiu-jitsu para ensinar disciplina e respeito, atitudes que os praticantes levam para a vida, e aconselhou aos pais que pretendem matricular os filhos em aulas da modalidade que pesquisem a idoneidade e os valores defendidos pela instituição.
Olhar à saúde
Em seguida, Thais Helena Fuchs da Silva pediu aos vereadores um olhar especial para a saúde de Limeira. Ela falou das dificuldades enfrentadas pelos usuários na Farmácia de Alto Custo e elogiou o atendimento dos funcionários do local. Contou que participou da 9ª Conferência da Saúde e que se espantou ao ouvir que não há verba para colocar bons projetos em prática.
Pediu aos vereadores que ajudem a conquistar recursos para melhorar o atendimento dos hospitais da cidade e para as ambulâncias do SUS.
Moção à GCM
Por sua vez, Eduardo Hypolito usou a palavra para agradecer a Moção Nº 180/2025, de autoria da vereadora Mariana Calsa (PL), também aprovada pela Câmara. O documento reconhece a atuação dele nas Olimpíadas Estaduais das GCMs. O integrante da Guarda e atleta representou a instituição e a cidade na competição e foi campeão na modalidade ciclismo e mountain bike.
“Pode parecer pouca coisa, mas essa moção de reconhecimento é muito importante para nós. Fiquei muito feliz e vou me lembrar disso a vida toda”, declarou Eduardo.
Pacientes oncológicos
Para defender a aprovação do Projeto de Lei N° 56/2025, que dispõe sobre a reserva de vagas de estacionamento para pacientes oncológicos nas proximidades de hospitais, pautado para votação, o tenente PM Denilson Gambelim usou a Tribuna Livre na sessão ordinária.
Ele falou da experiência vivida durante a doença da esposa, que faleceu em 2024, devido ao câncer. “Carreguei minha esposa saindo da quimioterapia por duas vezes e não havia vagas de estacionamento para esses pacientes próximas ao hospital. Só quem passa por esta doença sabe o sofrimento deles”, relatou Denilson, pedindo sensibilidade na aprovação e na implementação imediata da propositura. “Acredito que isso vai trazer um pouco mais de conforto e dignidade para quem sofre com essa doença”, complementou.
Afro Tulani
A Associação Afro Tulani foi representada por Cleusa Santos, que contou sobre a fundação da entidade, em 2002, e sobre a atuação voluntária junto à Prefeitura a partir de 2004, que se encerrou na troca da gestão seguinte. De acordo com ela, hoje a instituição caminha sozinha, com espaço próprio e atende 140 alunos, entre eles alunos das periferias da cidade.
Falou do encerramento das atividades do Departamento Afro na cidade, o Decad, em 2014, que ocorreu sem qualquer diálogo, mas que agora, com o conhecimento da diretoria que vai compor o Departamento de Igualdade Racial da cidade, enquanto movimento negro, pretende estreitar os laços.
Centro Cultural Afro
Encerrando as tribunas da noite, Ewelyng Teodoro Dias fez a leitura de uma carta aberta à Prefeitura de Limeira, discorrendo sobre o posicionamento do Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro (Comicin) e outras entidades representativas sobre o Centro Cultural Afro. Conforme o documento, a oficialização da destinação da Estação Ferroviária para abrigar o Centro Cultural aconteceu publicamente em fevereiro de 2025, durante a posse da nova gestão do Comicin, no entanto, a oradora recebeu um telefonema do Executivo informando sobre a revogação da destinação do espaço.
“A revogação vem na contramão de uma decisão tomada em conjunto. É um ato de desrespeito aos trabalhos dos conselhos municipais e um ataque direto à população negra desta cidade, bem como de irresponsabilidade e ausência de planejamento administrativo. Exigimos que a Prefeitura e a Secretaria de Cultura reconheçam o erro cometido e restabeleçam o compromisso firmado, garantindo de forma definitiva que o Centro Cultural Afro permaneça na Estação Ferroviária, com estrutura adequada e autonomia para o desenvolvimento das atividades culturais, formativas e políticas da comunidade negra limeirense”, defendeu a oradora.
Confira os projetos que vão à votação:
Aprovado - Projeto de Lei Nº 198/2025, da Prefeitura, altera a Lei N° 1916/1984, que cria o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente para atualizar as nomenclaturas das secretarias, conforme a nova estrutura administrativa do Município.
Aprovado - Projeto de Lei Complementar Nº 20/2025, da Prefeitura, altera dispositivos da Lei Complementar Nº 41/1991, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Limeira. A mudança trata sobre readaptação de servidores efetivos para o exercício de cargo cujas atribuições e responsabilidades sejam compatíveis com a limitação que tenham sofrido.
Aprovado - Projeto de Lei Nº 56/2025, do vereador Costa Junior (Podemos), dispõe sobre a reserva de vagas de estacionamento nas vias públicas para pacientes oncológicos nas proximidades de hospitais, consultórios e laboratórios no município.
Aprovado - Projeto de Lei Nº 158/2025, do vereador Guilherme Guido (PL), institui o Circuito Shark Cup de Futvôlei no Calendário Oficial de Eventos do Município.