• Inicio
  • Notícias
  • Zeladoria urbana: Comissão de Obras questiona secretário sobre execução do serviço

Zeladoria urbana: Comissão de Obras questiona secretário sobre execução do serviço

Consórcio Limpa Limeira realiza a roçagem do mato; Forty assinou contrato emergencial para demais serviços

Data de publicação: 28/08/2025 18:03 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Zeladoria urbana: Comissão de Obras questiona secretário sobre execução do serviço
Zeladoria urbana: Comissão de Obras questiona secretário sobre execução do serviço

A zeladoria urbana foi pauta da reunião da Comissão de Obras da Câmara desta quinta-feira, 28 de agosto. Segundo representantes da Secretaria de Obras, a roçagem do mato é feita pelo Consórcio Limpa Limeira; os demais serviços, pela empresa Forty; há também licitação em andamento com previsão de conclusão até fevereiro para substituir as duas empresas. Uma nova reunião com representantes da Forty e do Consórcio foi agendada para o dia 11 de setembro, às 13h30. Os trabalhos foram transmitidos ao vivo e o vídeo pode ser conferido neste link.

Participaram da reunião, além dos membros da Comissão, vereadores Helder do Táxi (PSD), presidente; Márcio do Estacionamento (DC), vice-presidente; e João Antunes Bano (Solidariedade), secretário; os representantes da Secretaria de Obras, o secretário Márcio Marino e a assessora de Assuntos Estratégicos Isabela Giacon; bem como o representante da Tecipar, o engenheiro Helcio Bonet.

Roçagem de mato

O responsável pela roçagem de mato em áreas verdes e ruas da cidade é o Consórcio Limpa Limeira, segundo o secretário de Obras. Ele explicou que a empresa assumiu o serviço quando o contrato da Forty foi encerrado e, no início, teve dificuldades para a contratação de funcionários. Durante dois meses também houve uma contestação judicial que impediu a utilização de máquinas pesadas, como tratores para a roçagem de mato, o que tornou a execução da tarefa mais lenta.

Conforme Márcio Marino, recentemente foi autorizada a utilização das máquinas e a empresa também contratou mais funcionários, vindos da própria Forty, melhorando a produtividade. “Considero que hoje a empresa já está se estabilizando e estão começando a normalizar o serviço”. Ele destacou que a demanda pela roçagem do mato é grande e por isso muitas vezes o serviço demora a chegar em alguns locais, mas que durante o período de contrato com a empresa, que é de oito meses, a situação estará regularizada.

Outros serviços

Os demais serviços de zeladoria urbana, como a poda e supressão de árvores, recomposição de calçadas, retirada de restos de entulho e atividades que demandam maquinários pesados como caminhão Munck e retroescavadeira, além da manutenção dos cemitérios, são realizados pela Forty, que assinou um contrato emergencial com a Prefeitura nesta quarta-feira, 27 de agosto, com duração de 12 meses.

Licitações

O secretário informou que uma nova licitação está sendo programada para os serviços de zeladoria da cidade, no entanto, eles serão licitados separadamente, e que os contratos poderão ser firmados com empresas diferentes ou com a mesma, uma vez que vencerá quem tiver o melhor preço e oferecer melhor qualidade na prestação do serviço. Também ressaltou que vai pedir aos vencedores que contratem os funcionários da Forty, uma vez que já conhecem a cidade e possuem experiência profissional. A previsão é de que as novas empresas assumam em fevereiro, substituindo a Forty e o Consórcio Limpa Limeira.

Questionado sobre a licitação do serviço de iluminação pública, Márcio Marino disse que já foi concluída. Em relação ao certame da troca do parque de iluminação da cidade para lâmpadas de LED, informou que ele será em breve e que os requisitos foram trocados para aumentar a luminância e diminuir a potência das lâmpadas, resultando em mais eficiência e menor custo. “Dentro desta licitação teremos algumas praças e pontos históricos com iluminação decorativa. Se houver vencedor, talvez no final do ano já comece a troca dos dispositivos”.

Já em relação aos ecopontos, a licitação será feita em setembro, inicialmente para os 11 pontos já existentes na cidade. Depois a Secretaria pretende abrir duas novas licitações, uma para criar mais quatro ecopontos e outra para colocar alambrado e câmeras de segurança. De acordo com Márcio, quando esses equipamentos forem instalados, será possível identificar as placas dos veículos que fizerem o descarte irregular de lixo e multá-los.

Coleta de lixo

A coleta de lixo doméstico, reciclável e hospitalar na cidade é realizada pela Tecipar, bem como o serviço de varrição de rua, o recolhimento de materiais pela operação Só Cacarecos e a gestão do Aterro Sanitário. Helcio contou que a empresa está na cidade há 30 anos e possui 280 funcionários.

Durante a reunião, o secretário de Obras informou os vereadores que a Tecipar será responsável pela implantação de containers na Praça Toledo Barros para que a população e os comerciantes possam descartar materiais recicláveis.

A Comissão

A Comissão de Obras e Planejamento Urbano é responsável por temas como serviços públicos, uso, ocupação e parcelamento do solo, e é formada pelos vereadores Helder do Táxi (PSD), presidente; Márcio do Estacionamento (DC), vice-presidente; e João Antunes Bano (Solidariedade), secretário. Eles se reúnem ordinariamente às quintas-feiras, a partir das 13h30. Todas as deliberações são registradas em ata.

Registrado em: Obras zeladoria fiscalização