Munícipes, vereadores e servidores participaram da iniciativa
Nesta segunda-feira, 25 de agosto, a Câmara Municipal realizou, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a equipe de Vacinação Itinerante, uma campanha de imunização contra a gripe e febre amarela. A iniciativa resultou na aplicação de 151 doses em menos de três horas, contemplando o público em geral e servidores públicos. O presidente da Câmara, Everton Ferreira (PSD), e a primeira-secretária, Mara Isa Mattos Silveira (PL), bem como os vereadores Zé da Farmácia (Solidariedade), Dr. Marcelo Rossi (MDB), Mariana Calsa (MDB), Isabelly Carvalho (PT) e Bruna Magalhães (PRTB) também foram imunizados.
A equipe de Vacinação Itinerante responsável pela ação foi composta pelas enfermeiras Denise Ferro e Camila Rezende, além das profissionais Jessica Maia e Daiane Miranda.
Durante a sessão ordinária, o presidente da Câmara, Everton Ferreira (PL), agradeceu à equipe de saúde pela mobilização e destacou a importância da iniciativa.
A secretária de Saúde, Maria Helena Chen, também participou da sessão e reforçou a relevância da imunização coletiva. “A vacinação é um ato seguro e precisamos colaborar. Quando a população se vacina, cria-se uma espécie de cerca que impede o avanço das doenças. Ao quebrar esse cercado, as doenças começam a reaparecer”, destacou a secretária de saúde.
Confira as vacinas que estavam disponíveis na ação:
Febre Amarela: indicada para pessoas a partir dos 6 meses de idade, já para aqueles vacinados antes dos 5 anos podem precisar de reforço aos 4 anos. Para idosos acima de 60 anos, a aplicação só deve ser feita com orientação médica. A coordenação ainda reforça que a vacina também é exigida para a entrada em alguns países, devendo ser tomada ao menos 30 dias antes da viagem, pois é necessária a emissão do certificado internacional.
Gripe (Influenza): disponível para todos a partir de 6 meses de idade, com dose anual geralmente aplicada a partir de março.
Dupla Adulto (Tétano e Difteria): indicada para todos os adultos, com primeira dose aos 15 anos e reforço a cada 10 anos. As gestantes devem receber a dTpa a cada gestação, preferencialmente entre a 27° e 36° semanas. As três doses iniciais da vacina dT geralmente são aplicadas na infância, junto com a DTP.