Colegiado também recebeu denúncia sobre possibilidade de desabamento de um bloco do Recanto dos Pássaros
Uma vistoria nas obras do futuro Aeroporto de Limeira e do Mercado Municipal foi agendada pela Comissão de Obras e Planejamento Urbano da Câmara na reunião desta quinta-feira, 21 de agosto. Os parlamentares também receberam uma denúncia sobre a possibilidade de desmoronamento de um dos blocos do Residencial Recanto dos Pássaros.
Aeroporto
Considerada pelos membros da Comissão como uma obra importante para a cidade, os vereadores vão vistoriar, no dia 5 de setembro, o local onde será construído o Aeroporto de Limeira, anunciado recentemente pela Prefeitura.
Além disso, os parlamentares encaminharam ofício questionando o Executivo se há projeto de construção, se todas as liberações necessárias para a realização da obra já foram concedidas, se há recursos financeiros e aprovação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O colegiado também quer saber qual o prazo de início e conclusão das obras e para o início das atividades no Aeroporto, e qual será a finalidade: cargas ou passageiros, ou ambos.
Mercado Municipal
Conforme explicado pelos parlamentares na reunião, após o incêndio em 2020, a gestão passada informou que os recursos para a construção do novo Mercado Municipal seriam partilhados entre a Prefeitura e a Associação de Comerciantes do Mercadão. Um requerimento questionando sobre a aplicação dos recursos na obra, com previsão de entrega no início de 2026 também foi encaminhado à Prefeitura.
Os vereadores querem saber a procedência dos recursos aplicados até o momento no empreendimento e quem será o responsável pelos recursos para finalizá-lo.
Recanto dos Pássaros
A vereadora Isabelly Carvalho (PT) participou da reunião do colegiado para apresentar uma denúncia sobre a possibilidade de desmoronamento de um dos blocos do Residencial Recanto dos Pássaros. De acordo com ela, há pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social morando no local e a Prefeitura afirma que não pode tomar providências, pois trata-se de um condomínio particular.
Conforme relatado durante a reunião, com informações fornecidas pela BRK, a rede de esgoto foi construída embaixo dos prédios e, devido a tubulações danificadas, o material está sendo drenado pelo terreno, comprometendo a estrutura do prédio.
Uma diligência ao local foi marcada pela Comissão para o dia 12 de setembro, para conferir a situação. Para a ocasião serão convidados representantes das secretarias de Obras, de Assuntos Jurídicos, de Segurança Pública e Defesa Civil e do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom)
A Comissão de Obras e Planejamento Urbano é responsável por temas como serviços públicos, uso, ocupação e parcelamento do solo, e é formada pelos vereadores Helder do Táxi (PSD), presidente; Márcio do Estacionamento (DC), vice-presidente; e João Antunes Bano (SD), secretário. Eles se reúnem ordinariamente às quintas-feiras, a partir das 13h30. Todas as deliberações são registradas em ata.