Vereadores conhecem a estrutura da instituição e números atualizados sobre o atendimento
A Comissão de Saúde visitou nesta quinta-feira, 14 de agosto, o hospital Santa Casa de Limeira. O objetivo foi conhecer as demandas, a estrutura do local e indicadores de atendimento. O complexo hospitalar atende 80% dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Participaram os vereadores Dr. Marcelo Rossi (MDB), presidente da Comissão, e Elias Barbosa (PRTB). Eles foram recebidos pela superintendente Veridiana Cason Gonzaga, pelo provedor Wilson Rocha e pelo vice-provedor José Mário Bozza Gazzetta. Outras lideranças de recursos humanos e de enfermagem, bem como o médico coordenador do Pronto-Socorro, Marcelo Prata, acompanharam a visita.
Os parlamentares percorreram as salas verde, amarela e vermelha do pronto-socorro, conhecendo cada etapa de complexidade de atendimento aos pacientes. O médico Marcelo Prata alertou sobre a demanda elevada e alta ocupação dos leitos, considerando a importância da articulação do Legislativo na busca por recursos financeiros para manutenção e aprimoramento do hospital.
Números
A média mensal de internações na Santa Casa é de 1254. Este ano, a taxa média de ocupação hospitalar está em 80,69%, o que representa uma variação de 1,29% em relação a 2024. Já a permanência média dos pacientes no hospital é de 4,44 dias
Outro dado apresentado foi referente à evolução de cirurgias: anualmente, são realizadas mais de 11 mil. A especialidade com maior demanda cirúrgica é a ortopedia: são 652 à espera do procedimento (julho deste ano). Em seguida, estão oftalmologia (276) e cirurgia geral (111). O tempo para atendimento das demandas eletivas é inferior a seis meses para 57% dos casos.
A prestação de contas da instituição é feita por meio dos balanços sociais, que podem ser acessados no site neste link.
Novo tomógrafo
Os vereadores aproveitaram a visita para conferir o funcionamento do novo acelerador linear do Centro de Oncologia de Limeira (COL). O equipamento passou a operar no dia 5 deste mês, após a liberação oficial da Comissão Nacional de Energia Nuclear, e passou a integrar o atendimento aos pacientes oncológicos.
Agora são dois equipamentos disponíveis na unidade, o que torna as sessões de radioterapia mais rápidas, segundo a equipe gestora. Cerca de 600 sessões são realizadas mensalmente pela Santa Casa.
Referência
A Santa Casa é referência regional nas áreas de neurologia, oncologia, queimaduras, gestão de alto risco, cardiologia, ortopedia e traumatologia. A instituição atende pacientes da microrregional que compõe a DRS X – Piracicaba, que abrange Cordeirópolis, Iracemápolis e Engenheiro Coelho, além de Limeira.
O corpo clínico possui 300 médicos de mais de 20 especialidades, com um total de 22 mil horas disponíveis por mês. Esse quadro é composto ainda por 118 residentes médicos, bem como 420 alunos multidisciplinares como enfermagem, fisioterapia, radiologia e nutrição clínica.
O presidente da Comissão, Dr. Marcelo Rossi, parabenizou a equipe gestora e todo corpo de funcionários pelo desempenho do hospital e colocou o colegiado à disposição para buscar os aprimoramentos necessários. “É uma satisfação conhecer esse serviço oferecido para Limeira e da região. É algo que dignifica a comissão fazer essa visita e propagar as informações do trabalho desses profissionais que contribuem para a saúde em nossa cidade”, considerou o parlamentar.