Projeto do vereador Costa Junior foi aprovado pela Câmara Municipal
Com a aprovação do Projeto de Lei Nº 132/2025, do vereador Costa Junior (Podemos), na sessão ordinária desta segunda-feira, 11 de agosto, na Câmara Municipal de Limeira, fica reconhecido o símbolo da sobrevivência como instrumento de identificação de praticantes de atividades ligadas à sobrevivência, bushcraft, preparação ou sobrevivencialismo no município.
Conforme o projeto, símbolo do sobrevivencialismo consiste em um emblema redondo, com um círculo laranja com os quatro principais pontos cardeais em branco, tendo o norte circundado em vermelho (bússola), no centro da bússola, um círculo azul (globo), no centro do círculo um triângulo, no centro do triângulo, uma chama azul e dentro da chama, um asterisco.
A proposta aprovada torna o uso do símbolo facultativo aos indivíduos que se identificam nas atividades e não concede aos usuários nenhum tipo de autoridade, tratamento diferenciado ou benefícios. Também descreve cada termo, confira:
“A comunidade de sobrevivência, chamada sobrevivencialista, é crescente no mundo, com ênfase nos Estados Unidos e Europa, onde o ambiente de guerra foi mais presente no passado e a população foi obrigada a se preparar para poder sobreviver com a estocagem de alimentos e recursos como água, abrigo e fogo”, explicou o parlamentar.
Segundo Costa Junior, o reconhecimento do símbolo colocará Limeira em posição de destaque no Brasil e América Latina, tornando-a pioneira para que outras cidades e países também reconheçam o emblema. O vereador destacou ainda, que o projeto foi elaborado por Daubert Gonçalves, por meio do programa Cidadão Legislador.
O projeto aprovado segue para apreciação do prefeito Murilo Félix (Podemos) para sanção ou veto. Se sancionado, será promulgado e publicado no Jornal oficial do município e passa a ser lei.