Capacitação busca preparar os jovens para as atividades desenvolvidas no projeto
Contribuir com o desenvolvimento educacional dos vereadores juniores, esse foi objetivo da oficina de formação política realizada pela Câmara Municipal de Limeira, nesta terça-feira, 22 de julho. A capacitação visou prepará-los para as atividades que serão desenvolvidas pelo período de um ano no projeto Parlamento Jovem.
O evento aconteceu no Plenário Vereador Vitório Bortolan e foi organizado pela Escola Legislativa Paulo Freire. Estiveram presentes no treinamento os vereadores Mariana Calsa (MDB), Lu Bogo (PL) e Helder do Táxi (PSD).
Lu Bogo destacou a importância da presença dos jovens, que será fundamental para pensar o futuro da cidade. “A política é a melhor ponte para se fazer o bem", disse a parlamentar. "Que vocês possam aprender, aproveitar a oportunidade e explorar", acrescentou Mariana Calsa.
Oficina
A capacitação foi ministrada pelo agente legislativo Alexandre Tadeu Stocco Golanda e abordou a diferença entre os Três Poderes nas esferas municipal, estadual e federal, o trabalho desempenhado pelos vereadores da Casa, papel dos vereadores juniores e agentes envolvidos no projeto, tipos de proposituras que poderão ser propostas por eles, como serão realizadas as votações, fases das sessões ordinárias e como ter acesso às informações no site da Câmara.
A conduta pessoal e como eles deverão se comportar, com ética, respeito, probidade e ordem foi outro ponto abordado durante a atividade. Houve uma dinâmica para os jovens se apresentarem e introdução sobre a política e a estrutura interna da Câmara.
Sessão ordinária
No dia 15 de agosto será realizada a primeira sessão ordinária dos vereadores juniores, na qual ocorrerá a eleição da Mesa Diretora. O evento acontece às 14h, no Plenário Vereador Vitório Bortolan e é aberto ao público.
Projeto
A Câmara de Vereadores Juniores foi criada por meio da Resolução Nº 843/2023, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a criação do projeto "Parlamento Jovem". Os jovens serão auxiliados por um vereador padrinho, que será responsável e supervisionará os trabalhos.
Durante as sessões, os juniores podem apresentar propostas que visem a melhoria da qualidade de vida da sociedade limeirense, relativas à educação, saúde, cultura, zeladoria, esporte, lazer e meio ambiente, por exemplo. As matérias apresentadas pelos juniores nas sessões serão lidas, discutidas e votadas.