Para o vereador, o atendimento exclusivo às vítimas, embora indispensável, não é suficiente
O vereador Costa Junior (Podemos) protocolou em junho o Requerimento Nº 404/2025, solicitando à Prefeitura o retorno e a continuidade dos grupos de reflexão para homens autores de violência doméstica em Limeira. Segundo o parlamentar, a proposta reforça a importância de políticas públicas que enfrentem a violência contra a mulher de forma ampla e efetiva.
No documento, o vereador questiona se há estudos ou projetos sendo realizados sobre a viabilidade e planejamento para o retorno dos grupos, se sim, qual o status do trabalho e qual secretaria ou autarquia será responsável pela execução e acompanhamento.
Para o vereador, a experiência mostra que o atendimento exclusivo às vítimas, embora indispensável, não é suficiente para romper o ciclo da violência. “É fundamental que os autores também sejam responsabilizados e passem por um processo de reeducação. Os grupos de reflexão cumprem exatamente esse papel”, destacou.
De acordo com Costa, os grupos atuam na conscientização dos agressores, promovendo uma reflexão sobre suas atitudes e incentivando mudanças de comportamento. “A proposta visa não apenas punir, mas prevenir novas ocorrências e contribuir para relações familiares mais saudáveis e seguras. Com essa iniciativa, reafirmo meu compromisso com o enfrentamento da violência e com a construção de uma Limeira mais justa e acolhedora para todas as mulheres”, disse o parlamentar.
Do Gabinete Parlamentar – Vereador Vicente Soares da Costa Junior (Podemos)
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira