A ação reforça importância da reciclagem como sustento e mecanismo de inclusão social
Na última sexta-feira, 27 de junho, o vereador Nilton Santos (Republicanos) esteve em reunião com a primeira-dama Luciana Félix visando buscar melhorias junto ao Fundo Social para atender 15 famílias que trabalham na Cooperativa de Reciclagem de Lixo de Limeira (Coopereli) e dependem unicamente do trabalho da reciclagem, muitos dos quais em situação de vulnerabilidade social, segundo o parlamentar.
Na ocasião, a vice-presidente da Coopereli, Simone Conceição Silva, citou a necessidade de melhorias na estrutura do local, equipamentos de proteção individual (EPI's) e principalmente maior demanda de material entregue para separação no local, pois é através da reciclagem que os cooperados tiram o sustento para as famílias.
“Antes recebíamos em média oito toneladas de reciclagem por dia para separar, atualmente temos recebido uma média de 900 quilos por dia e essa quantidade não supre nossa necessidade”, disse a vice-presidente.
De acordo com o parlamentar, a primeira-dama Luciana Félix prontamente se colocou à disposição para agendar uma visita no local e ordenou o envio de cobertores para as famílias.
O vereador Nilton Santos se comprometeu a verificar o andamento da renovação do contrato de cessão de uso do espaço público e salientou que ao reduzir o volume de lixo destinado a aterros, as cooperativas podem gerar economia para o município, gastando menos com transporte e tratamento de resíduos, contribuindo assim com a economia circular, onde os materiais são reutilizados e reintroduzidos em novo ciclo produtivo.
“Incentivar a prática de reciclagem impacta em uma melhora significativa na qualidade de vida das comunidades. Áreas com programas de reciclagem ativos costumam ter ruas mais limpas, menos poluição e um ambiente mais saudável, contribuindo para o bem-estar geral da população”, ressaltou Nilton Santos.
Do Gabinete Parlamentar - Vereador Nilton Santos (Republicanos)
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.