Documento estabelece diretrizes para ações de comunicação, baseadas na ética, transparência e interesse público
Foi publicado nesta sexta-feira, 27 de junho, o Ato da Mesa Diretora Nº 5/2025, que institui a política de divulgação e comunicação institucional da Câmara Municipal de Limeira e as normas gerais para a atuação da Secretaria de Comunicação Social (Secom).
O documento estabelece diretrizes e procedimentos para as ações de comunicação da Câmara, que devem ser baseadas na ética, imparcialidade, objetividade, transparência, impessoalidade e interesse público, visando a fortalecer o papel institucional do Legislativo.
O ato traz as definições da comunicação institucional, a relação de canais de comunicação do Legislativo e os objetivos destes, os princípios e diretrizes que regem a comunicação institucional, bem como as atividades que integram a política de comunicação institucional da Casa.
Além disso, o documento também define a abrangência da cobertura jornalística da Câmara, as prioridades de divulgação, competências do Departamento de Jornalismo, vedações, critérios e formas de publicação.
O presidente da Câmara, vereador Everton Ferreira (PSD), afirmou que o ato busca implantar uma política comunicacional bem definida na Câmara, garantindo transparência, divulgação das ações institucionais, bem como dos gabinetes parlamentares, e principalmente o atendimento do interesse público. “Temos trabalhado para garantir que as ações mais relevantes do Legislativo sejam divulgadas de forma simples, clara e objetiva, oferecendo à população condições de conhecer, entender e participar da vida política do município”, afirmou.
De acordo com o secretário de Comunicação Social, Murilo Biagioli, o ato garante ainda o atendimento do direito constitucional à informação, mostrando as principais atividades da Câmara e dos vereadores de maneira transparente. “É mais um mecanismo para que os cidadãos possam acompanhar as atividades da Câmara Municipal, estando sempre bem informados e também para que possam contribuir ao trabalho legislativo com suas críticas e sugestões”, disse.