• Inicio
  • Notícias
  • Palestra sobre preservação arquivística e digitalização de acervos rurais é nesta sexta-feira (13/6)

Palestra sobre preservação arquivística e digitalização de acervos rurais é nesta sexta-feira (13/6)

Evento da Câmara tem transmissão ao vivo pelos canais de comunicação da Casa a partir das 9h

Data de publicação: 11/06/2025 08:26 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Palestra sobre preservação arquivística e digitalização de acervos rurais é nesta sexta-feira (13/6)
Palestra sobre preservação arquivística e digitalização de acervos rurais é nesta sexta-feira (13/6)

Acontece na próxima sexta-feira, 13 de junho, a partir das 9h, a palestra online "Quando o interior conta: Projetos arquivísticos e digitalização de acervos rurais brasileiros”, promovida pela Câmara Municipal de Limeira com o objetivo de discutir a importância de buscar novas fontes para preservar a história do interior brasileiro. O evento é gratuito e terá transmissão ao vivo pelos canais da Casa no Youtube, Facebook e site

A palestra é realizada pelo Núcleo de Serviços de Informação, Arquivo e Documentos do Legislativo limeirense e será ministrada pelo dr. Bruno Gabriel Witzel de Souza por videoconferência. A atividade é aberta ao público em geral, mas tem como foco principal profissionais da área de arquivologia e estudantes. 

Quem quiser também pode acompanhar o evento presencialmente no Plenário Vereador Vitório Bortolan, na Câmara, que está localizada temporariamente na rua Clarino Peixoto, 280 - Jardim Maria Buchi Modeneis, devido às obras de reforma e ampliação da sede. Para entrar no prédio basta se identificar na portaria e seguir até o último bloco.  As orientações para chegar ao endereço estão neste link.   

“Focaremos nas temáticas de preservação arquivística e digitalização de acervos rurais, especialmente aqueles relacionados à agricultura e história ambiental no Brasil. A apresentação discutirá a importância de se buscar novas fontes para preservar a história do interior brasileiro e de que maneira novos projetos de digitalização podem contribuir com o processo de preservação documental, física e digitalmente”, explicou dr. Bruno.

Palestra

De acordo com o palestrante, no evento serão discutidos os projetos The archives of Ibicaba farm” e o atual “Accounting for the countryside: rural & environmental history in the Brazilian coffee economy (1890-1990)”. Conduzidos por um time de pesquisadores locais, os dois projetos são parte do Modern Endangered Archives Program, um programa da Universidade da Califórnia, Los Angeles (Ucla), para preservar e digitalizar arquivos em risco ao redor do globo. 

“Em especial, o segundo projeto visa à digitalização de cinco coleções relacionadas à história agrícola, ambiental e do trabalho no interior do Brasil. As coleções incluídas são: Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena), com amplo acervo administrativo e científico, incluindo relatórios e pesquisas do dr. Edmundo Navarro de Andrade; acervo histórico da Fazenda Santa Gertrudes, incluindo livros contábeis e rara coleção iconográfica; Fundo Fazenda Santa Gertrudes, localizado no Arquivo Municipal de Rio Claro, referente àquela mesma fazenda; Casa Feltrin, com um acervo de pequena propriedade rural no município de Itaqueri da Serra; e acervo em base de papel da Casa de Cultura de Cascalho, no antigo núcleo colonial homônimo”, anunciou dr. Bruno.

Palestrante

Nascido em Rio Claro (SP), dr. Bruno é pesquisador de pós-doutorado na Universidade de Göttingen, com passagens pela Universidade de Tübingen e na Ucla. Possui doutorado em economia do desenvolvimento pela Universidade de Göttingen (2019), mestrado pela mesma instituição (2014) e graduação em economia pela USP (2012) e é coordenador acadêmico e pesquisador principal do projeto "

Accounting for the countryside: rural & environmental history in the Brazilian coffee economy (1820-2020)", financiado pelo Modern Endangered Archives Program (MEAP) da Ucla.

Registrado em: palestra história