Ações de preservação do local serão propostas na próxima reunião do colegiado
Para averiguar a denúncia de obstrução de nascentes do Ribeirão dos Pires, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara visitou, nesta sexta-feira, 5 de julho, a região dos bairros Campos Elíseos e Egisto Ragazzo. Na próxima reunião, o colegiado vai deliberar o convite de possíveis responsáveis pela área para propor ações de preservação do local.
Participaram da diligência, além dos membros da Comissão, vereadores Tatiane Lopes (Avante), presidente; Airton do Vitório Lucato (PL), vice-presidente; e Helder do Táxi (PSD), secretário; os denunciantes, Claiton Starkton e Milton de Oliveira, representantes da Associação de Moradores do Parque das Nações; e o secretário de Urbanismo, Matias Razzo.
O pedido de investigação foi apresentado por Claiton e Milton na última reunião da Comissão, no dia 27 de junho. Na visita, Claiton relatou aos presentes que no local havia uma olaria irregular e ao fechar o estabelecimento, o antigo dono teria obstruído a nascente com cacos e depois feito o aterramento. Após isso, a nascente mudou o curso natural e o olho d’água começou a brotar em outra parte do terreno.
Os parlamentares verificaram a situação do local onde a nascente está atualmente, que fica próximo dos terrenos das empresas Atacadão e Sodimac e de uma área da Prefeitura. O colegiado vai convidar representantes destes estabelecimentos e do Executivo para propor ações de preservação, como o plantio de árvores.
As deliberações sobre os convites vão ocorrer oficialmente na próxima reunião ordinária do colegiado, na quinta-feira, 11 de julho.
A Comissão
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara é responsável por fiscalizar a implementação de políticas públicas com temática relacionada à legislação de defesa do meio ambiente, agricultura, recursos hídricos, saneamento, poluição ambiental, flora, fauna, controle e proteção animal, solo e desenvolvimento sustentável. Compete ainda ao colegiado receber denúncias de violação dos direitos dos animais, além de estudar e propor alterações na legislação ambiental.