• Inicio
  • Notícias
  • Comissão de Direitos Humanos recebe mães de alunos com deficiência auditiva

Comissão de Direitos Humanos recebe mães de alunos com deficiência auditiva

Mudança de endereço do atendimento prestado no Centro João Fischer foi pauta do encontro

Data de publicação: 31/03/2022 15:45 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Comissão de Direitos Humanos recebe mães de alunos com deficiência auditiva
Comissão de Direitos Humanos recebe mães de alunos com deficiência auditiva

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara recebeu mães de alunos com deficiência auditiva, que são atendidos no Centro Educacional João Fischer, na reunião desta quinta-feira, 31 de março. O objetivo do encontro foi ouvir as demandas sobre a mudança do local de atendimento para um imóvel localizado na Avenida Lauro Correa. 

De acordo com as mães, os pais dos alunos não foram comunicados sobre a mudança e foram pegos de surpresa ao lerem postagens nas redes sociais sobre a utilização do imóvel onde funciona o Centro João Fischer para o atendimento realizado pelo Centro de Especialização Municipal do Autista (Cema). 

Uma das mães contou aos parlamentares que o grupo participou de uma reunião com o prefeito Mario Botion, com representantes do Centro de Promoção Social do Município (Ceprosom) e do Centro João Fischer, e que somente neste encontro foram informadas que o atendimento dos alunos com deficiência auditiva seria transferido para outro imóvel na Avenida Lauro Correa.

As mães reclamam que a mudança prejudicará o atendimento dos alunos, por causa da distância e do tempo de deslocamento. “A maior parte dos atendimentos complementares dos nossos filhos são feitos na região central e a transferência para um local tão afastado fará com que tenhamos que abrir mão de algumas dessas terapias”, pontuou uma das mães.

As mães também explicaram aos membros da Comissão que não consideram o novo local de atendimento apropriado para receber o Centro, pois o prédio abrigará uma série de serviços da Prefeitura, o que levará muitas pessoas a transitarem pelo local, colocando as crianças em risco.

O vereador Betinho Neves (PV), presidente da Comissão, colocou o colegiado à disposição das mães e disse que procurará o prefeito para apresentar as demandas e verificar se existe uma solução alternativa. Além disso, a Comissão deliberou pelo encaminhamento de ofício à Prefeitura questionando sobre a possibilidade de manter o atendimento dos alunos com deficiência auditiva do Centro João Fischer na região central da cidade, ou de aumentar o número de veículos que fazem o transporte das crianças.

Comissão

Os parlamentares também receberam uma pesquisa de satisfação sobre os serviços prestados pela Hapvida, que administra o plano de saúde dos servidores municipais, durante a reunião, e deram parecer favorável ao Projeto de Lei Nº 266/2021, que cria o Banco de Cabelos como incentivo à doação para confecção de próteses capilares e perucas a serem fornecidas gratuitamente às pessoas que sofreram perda capilar total ou parcial em processo de quimioterapia, com alopecia, calvície, dentre outros problemas que causam queda de cabelo, conforme ata

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, dos Direitos do Consumidor, dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Direitos do Idoso é responsável por analisar proposituras voltadas às temáticas abrangidas pelo colegiado, bem como acolher e investigar denúncias de violações de direitos e fiscalizar as ações voltadas à proteção de direitos, sejam individuais, coletivos ou do consumidor. 

O colegiado é composto pelos vereadores Betinho Neves (PV), presidente; João Antunes Bano (Podemos), vice-presidente; e Isabelly Carvalho (PT), secretária. As reuniões acontecem às quintas-feiras a partir das 10h30.