• Inicio
  • Notícias
  • Vereadora Tatiane Lopes visita Secretaria de Meio Ambiente de Cordeirópolis

Vereadora Tatiane Lopes visita Secretaria de Meio Ambiente de Cordeirópolis

Projeto de castração e ação do Pelotão Ambiental nos casos de maus-tratos foram pauta

Data de publicação: 24/02/2021 14:15 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Vereadora Tatiane Lopes visita Secretaria de Meio Ambiente de Cordeirópolis
Vereadora Tatiane Lopes visita Secretaria de Meio Ambiente de Cordeirópolis

A vereadora Tatiane Lopes (Podemos) esteve em Cordeirópolis para uma reunião com os secretários de Meio Ambiente, Joaquim Dutra Furtado Filho, e de Governo e Segurança, Dalton Carvalho Cais, bem como com os membros do Pelotão Ambiental, Marinaldo Luis Philomeno e Fábio Guilherme, e as assessoras da parlamentar, Amanda Stefan e Elaine Rodini, para conversar sobre as políticas públicas para a causa animal desenvolvidas pelo Poder Executivo no município, na terça-feira, 23 de fevereiro.

Na reunião, a vereadora abordou as dificuldades vivenciadas em Limeira a respeito do aumento dos casos de abandono de animais, as frequentes denúncias de maus-tratos que chegam ao gabinete, bem como a falta de uma política permanente de castração na cidade. 

Para Tatiane Lopes, o que motivou o encontro foi o fato da cidade ter se tornado modelo no assunto. “Cordeirópolis tem se tornado uma referência para o interior paulista no que diz respeito a tratar com seriedade as demandas da causa animal. Em conversa com o secretário de Meio Ambiente, percebemos o engajamento de todos, desde o Executivo até o Pelotão Ambiental, para que, de fato, o bem-estar dos animais seja levado a sério”, disse a parlamentar.

No encontro, o secretário de Meio Ambiente explicou o funcionamento do sistema de credenciamento de clínicas veterinárias que fazem o processo cirúrgico (castração), relatou que o trabalho contínuo reduziu  o nascimento descontrolado de cães e gatos no município e citou que também se utilizaram de castramóvel para a realização das cirurgias. Disse ainda que o programa atende à população de baixa renda, mas também é direcionado para todos aqueles que têm animal adotado, e ressaltou que todo o processo é realizado com seriedade, mas sem burocracia, o que, segundo ele,  garante a agilidade no atendimento ao munícipe. 

Por fim, Joaquim Dutra também apresentou o trabalho realizado pelo Pelotão Ambiental, implementado pela Guarda Municipal, com intuito de atender às questões da causa animal, tais como o atendimento de denúncias de maus tratos, aplicação de multas, assim como o combate ao abandono de animais. Além disso, também fazem o atendimento a animais de grande porte em área rural, urbana e nas rodovias. “O trabalho se destaca pela sua eficiência e por garantir que as denúncias de maus tratos são averiguadas e acompanhadas ao longo de todo o processo até a sua resolução. Essa atuação tem coibido o abandono de animais na cidade”, afirmou o secretário.

Para Tatiane Lopes, o encontro foi enriquecedor, pois, a partir da experiência no município vizinho, é possível pensar em aplicar medidas parecidas em Limeira. “O trabalho realizado em Cordeirópolis é, além de inspirador, efetivo. Mostra que, com boa vontade e direcionamento correto dos recursos, é possível avançar muito na garantia do bem-estar dos animais. Serve como modelo para o nosso município”, disse Tatiane.

*Informações do Gabinete Parlamentar