Vereador cobra providências da Prefeitura e sugere novos convênios para reduzir o drama de quem está na fila
Pacientes de Limeira que precisam passar por cirurgia de reversão de colostomia esperam em média um ano para a realização do procedimento. A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 19 de dezembro, pelo vereador Dr. Marcelo Rossi (PSD), que havia denunciado o problema e protocolado o Requerimento N° 606/2019, em outubro, na Câmara Municipal.
Na época, o parlamentar foi procurado por familiares e amigos de quem vive o drama de ficar na fila de espera. “Protocolei o documento para obter dados oficiais e buscar tratamento digno e humanizado”, declarou Marcelo. As informações preliminares foram confirmadas na resposta ao seu requerimento.
A Secretaria Municipal de Saúde alegou que, quando há indicação, os pacientes são preparados para a cirurgia e “este processo leva um tempo hábil para o melhor resultado do procedimento, sendo este de um ano”. Segundo a pasta, em relação aos pacientes que aguardam um período ainda maior, “foi justificado por se recusarem a operar, por se sentirem inseguros ou pelo período proposto para a cirurgia”.
Rossi, em sua justificativa, defendeu a realização de mutirões para reduzir o tempo de espera e também novos convênios e parcerias, entre elas com o Hospital de Piracicaba. De acordo com a Prefeitura, já existe uma tratativa com a equipe do Hospital Regional de Piracicaba para que, a partir dessa alternativa, o tempo para a realização do procedimento seja acelerado.
O vereador destacou a importância da busca por uma solução rápida para evitar que a saúde, a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes sejam prejudicadas.
*Informações do Gabinete Parlamentar