Vereadores analisam mudança em lei municipal que trata de segurança em bancos
A Comissão de Direitos Humanos e do Consumidor recebeu, nessa quinta-feira, 17 de outubro, Lordan Angelo Baroni Júnior, Rafael Augusto da Silva e Guilherme Anção da Piedade, representantes do banco Bradesco. A reunião foi marcada para que os membros do colegiado tirassem dúvidas sobre o Projeto de Lei 117/2019, que altera a lei que consolida as legislações aplicadas às instituições bancárias.
O projeto é de autoria do vereador Wagner Barbosa (PSB) e inclui parágrafos no artigo 29 da Lei 6201/2019 consolidação das leis bancárias de Limeira, que trata da obrigatoriedade de cada agência disponibilizar, no mínimo, um agente de segurança nas áreas de autoatendimento, durante todo o período em que o serviço for oferecido ao público.
O relator do projeto, vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), questionou os representantes se a alteração proposta pelo PL 117/2019 traria realmente mais segurança aos clientes do banco.
Baroni, que é gerente de segurança do banco, explicou que a presença de um vigilante na área de autoatendimento fora do horário comercial da agência poderia enfraquecer o sistema de segurança do banco, composto por alarmes e câmeras de vigilância, máquina de neblina e outros dispositivos que impedem o acesso a equipamentos do banco, pois o sistema teria que ficar desligado durante a permanência do profissional no local e a chave da agência teria que ficar à disposição dele, o que poderia facilitar o acesso ao interior da agência.
Baroni também informou aos vereadores que parte dos assaltos a agências acabam por destruí-las completamente e a presença de um vigilante no local não coibiria essa ação, além de implicar em um risco à vida dele.
O projeto recebeu parecer favorável da Comissão, mas, diante das explicações, o relator, vereador Waguinho, determinou que uma cópia do depoimento dos representantes fosse encaminhada a todos os vereadores da Casa para conhecimento.
A Comissão é composta pelos vereadores Estevão Nogueira (Republicanos), presidente; Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), vice-presidente; Mir do Lanche (PL), secretário; e Anderson Pereira (PSDB), Helder do Táxi (MDB), membros.