Proposta da vereadora Constância Felix foi aprovada nessa segunda-feira (7)
A realização da Semana da Campanha de Conscientização da Prematuridade no Município de Limeira, a ser realizada na segunda quinzena de novembro, foi aprovada pelos vereadores na sessão ordinária dessa segunda-feira, 7 de outubro. A iniciativa é da vereadora Constância Felix (PDT), por meio do Projeto de Lei Nº 184/2019.
Entre os objetivos da semana, estão valorização da vida e conscientização acerca da prematuridade no nascimento de crianças. “No Brasil, mais de 12% dos nascimentos acontecem antes da gestação completar 37 semanas. Isso significa que 340 mil bebês nascem prematuros todos os anos, o equivalente a 931 por dia”, explicou Constância.
Em âmbito municipal, a vereadora revelou que o “Hospital Santa Casa realiza em média 200 partos por mês, sendo 22% partos de alto risco, prematuros ou malformados, gerando uma média de 30 internações ao mês na UTI [Unidade de Tratamento Intenso] Neonatal e 260 ao ano”.
De acordo com Constância, com informações obtidas por meio da coordenadora médica da UTI Neonatal da Santa Casa e da supervisora de enfermagem do hospital, o parto prematuro pode ser prevenido com um pré-natal adequado e iniciado precocemente.
Quando mesmo com o pré-natal o bebê nasce prematuro, Constância explica que são necessários cuidados especiais na UTI Neonatal, que podem permanecer por um longo período internados e longe dos pais.
“Precisamos dar voz a esse tema, refletindo sobre a qualidade dos atendimentos oferecidos aos nossos prematuros e as suas famílias que clamam por políticas públicas de prevenção, tratamentos modernos, adequados e humanizados”, enfatizou Constância.
A elaboração de projetos de ações, segundo Constância, será responsabilidade dos próprios funcionários da Santa Casa de Limeira, que poderão criar palestras, encontros com a população, oficinas de artes para as mães de prematuros internados e outras atividades que venham a propor.
Campanhas globais de conscientização acerca da prematuridade acontecem em novembro, mês internacional de sensibilização para a causa, que concentra ações no dia 17, estabelecido como o Dia Mundial da Prematuridade.