• Inicio
  • Notícias
  • Comissão de Meio Ambiente conhece ações de Consórcio Intermunicipal

Comissão de Meio Ambiente conhece ações de Consórcio Intermunicipal

Vereadores debateram sobre soluções em saneamento ambiental

Data de publicação: 03/10/2019 18:23 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Comissão de Meio Ambiente conhece ações de Consórcio Intermunicipal
Comissão de Meio Ambiente conhece ações de Consórcio Intermunicipal

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável recebeu a diretora Técnica do Consórcio Intermunicipal na Área de Saneamento Básico (Consab), Bianca Refundini Magnusson, na reunião dessa quinta-feira, 3 de outubro. Ela explicou como funciona o Consórcio e falou sobre algumas das ações integradas desenvolvidas na área ambiental, como o gerenciamento de resíduos sólidos.

Nove municípios da região são consorciados: Artur Nogueira, Conchal, Cordeirópolis, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Jaguariúna, Matão e Santo Antônio da Posse. Bianca Magnusson descreveu que o Consab se dedica à manutenção de serviços essenciais com trabalho em iluminação pública, coleta de lixo domiciliar, coletas de materiais recicláveis e de resíduos dos serviços de saúde.      

Além de diretora Técnica e engenheira ambiental formada pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, ela é engenheira de segurança do trabalho e técnica em edificações. Possui MBA em gestão de projetos, é especialista em gerenciamento de resíduos e pós-graduada em energia e mudanças climáticas. Desde 2014, é docente do departamento de Construção Civil e Geomática do Cotil – Unicamp.

Sob a perspectiva de propor soluções para Limeira, os vereadores buscaram esclarecimentos sobre projetos como ecoponto, produção de sabão ecológico, e coleta de resíduos da construção civil. 

O presidente da Comissão, vereador Wagner Barbosa (PSB), questionou sobre a possibilidade de realização de um convênio entre a Unicamp e a Comissão de Meio Ambiente, com a participação e interlocução da engenheira ambiental na consultoria em temas ambientais. Bianca Magnusson se colocou à disposição para construção de parceria e de diálogo com os membros do colegiado.

Qualidade da água 

Durante a reunião, os vereadores trataram ainda sobre a fiscalização às estações de captação e de tratamento de água do rio Jaguari, na terça-feira, 1º de outubro. Conforme pedido no dia da visita, a concessionária BRK Ambiental respondeu por meio de ofício aos questionamentos feitos colegiado e enviou laudos sobre a qualidade da água do rio Jaguari. A Comissão encaminhou os dados para elaboração de relatório técnico e análise da Consultoria Técnica Especializada da Câmara.

Os vereadores Wagner Barbosa, Erika Tank (PL), Lu Bogo (PL), Marcelo Rossi (PSD) e Dra. Mayra Costa (Cidadania) integram o colegiado.