• Inicio
  • Notícias
  • Mayra Costa elabora Moção de Aplausos ao grupo Down Dance

Mayra Costa elabora Moção de Aplausos ao grupo Down Dance

Conjunto formado por alunos da AEL vai representar o Brasil em festival internacional

Data de publicação: 02/09/2019 16:07 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Mayra Costa elabora Moção de Aplausos ao grupo Down Dance
Mayra Costa elabora Moção de Aplausos ao grupo Down Dance

A vereadora Dr. Mayra Costa (Cidadania) protocolou nesta segunda-feira, 2 de setembro, a Moção de Aplausos 227/2019, para o grupo de dança Down Dance pela participação em um festival internacional de Dança. O grupo, formado por jovens com síndrome de Down da Associação Amigos Especiais de Limeira (AEL) embarca nesta quinta-feira, 5 de setembro, para a cidade argentina de Puerto Iguazú onde irão representar o Brasil e a cidade de Limeira no XXV Festival Internacional de Dança do Mercosul.

O grupo limeirense garantiu vaga para o festival, que já destacou o talento de mais de 20 mil bailarinos em 25 anos de existência, após a conquista de dois prêmios no 22° Festival da Primavera “Som, Luz e Dança”, em Pirassununga, que reuniu participantes de todo o Brasil, em 2018. Os jovens de Limeira conquistaram o primeiro lugar na categoria que disputavam e ainda levaram para casa o prêmio de grupo revelação.

A AEL realizou diversas ações para tentar cobrir os gastos necessários para levar o grupo para a Argentina, como festas, ações junto ao comércio e doações online, mas os esforços não foram suficientes e coube aos pais dos membros do grupo o pagamento da parcela que restava.

O festival terá início no próximo dia 4 e o grupo limeirense se apresentará no dia 7 de setembro. “Serão cerca de 15 horas de viagem de ônibus até a Argentina. Chegaremos no dia 6 e todos irão descansar. No dia 7, os jovens irão ensaiar e se apresentar na competição. Retornaremos ao Brasil no dia 8”, explica Rinalva Bertagna, mãe de uma das dançarinas.

“Essa é uma viagem muito mais comemorativa do que competitiva. Vamos mostrar a outros países um trabalho despretensioso que começou em Limeira e ganhou tamanho reconhecimento. Esperamos que possa servir de exemplo para outras cidades ou associações. Vamos para levantar a bandeira da inclusão com muita alegria”, diz Sueli Ferraz, mãe de uma das participantes do Down Dance.

Dr. Mayra ressaltou o esforço do grupo para participar do evento, “considerando a relevância e o esforço de todos os parceiros e toda a caminhada desses jovens e seus responsáveis para conseguirem embarcar para Argentina, esforços que não deixaram de ser um grande desafio”.

O Down Dance foi iniciado em 2017 pela Associação Amigos Especiais de Limeira. As aulas de dança são gratuitas e oferecidas às quartas-feiras, a partir das 18h30, pelo professor Betho Bastelli, na Taba do Brasil. O grupo se apresenta em espetáculos e festivais em várias cidades e é formado por cerca de 10 componentes.

“A dança faz parte do processo de desenvolvimento da pessoa com síndrome de Down. É uma arte que estimula a criatividade, a habilidade motora, a consciência corporal, o desenvolvimento cognitivo e a expressividade. Com esse empoderamento do próprio corpo, a pessoa passa a ter maior autonomia, gerando assim uma inclusão mais verdadeira e eficiente”, diz Bastelli.

*Informações do Gabinete Parlamentar