• Inicio
  • Notícias
  • Projeto sobre campanha de educação no trânsito é aprovado na Câmara

Projeto sobre campanha de educação no trânsito é aprovado na Câmara

Intuito é conscientizar e proporcionar segurança a motoristas e pedestres

Data de publicação: 27/08/2019 09:25 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Projeto sobre campanha de educação no trânsito é aprovado na Câmara
Projeto sobre campanha de educação no trânsito é aprovado na Câmara

A Câmara Municipal de Limeira aprovou, na sessão ordinária de segunda-feira, 26 de agosto, o Projeto de Lei Nº 94/2019, que assegura o direito à informação e à educação no trânsito por meio da campanha permanente de informação aos usuários do sistema municipal de trânsito, o “Pé na Faixa”, com intuito de conscientizar e proporcionar segurança para motoristas e pedestres, visando evitar acidentes. A proposta é de autoria do vereador Nilton Santos (Republicanos).

De acordo com o projeto, a campanha consiste em um conjunto de mensagens que serão veiculadas por meio de placas e sinalização de solo implementadas próximo às faixas de pedestres das vias públicas de Limeira, principalmente nas proximidades de instituições de ensino. As ações deverão ser feitas na semana do dia 8 de agosto, Dia Internacional do Pedestre.

A proposta determina ainda que as informações devem ter o objetivo de educar os motoristas para que deem preferência aos pedestres quando já estiverem atravessando na faixa ou quando sinalizarem com a mão indicando que iniciarão a travessia. O projeto também traz orientação aos pedestres, a travessia deve ser feita sempre na faixa demarcada para pedestres.

Segundo a justificativa do vereador, campanhas similares conseguiram diminuir os acidentes de trânsito envolvendo pedestres em diversas cidades do Brasil. Ele também acredita que a educação pode modificar o comportamento de todos, inclusive daqueles que tem o hábito de não cumprir as regras. “Através desse projeto podemos evitar que acidentes aconteçam. Tanto pedestres, como motoristas, nós podemos fazer um trânsito melhor”, afirma.

A regulamentação da proposta será de responsabilidade da Prefeitura. O projeto foi aprovado por todos os vereadores e segue para apreciação do prefeito, que pode sancionar ou vetar.