• Inicio
  • Notícias
  • População é convidada a participar do II Simpósio dos Municípios da Bacia do Rio Corumbataí

População é convidada a participar do II Simpósio dos Municípios da Bacia do Rio Corumbataí

Tribuna Livre também pautou a Santa Casa de Limeira e bases de futebol

Data de publicação: 27/08/2019 10:42 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


População é convidada a participar do II Simpósio dos Municípios da Bacia do Rio Corumbataí
População é convidada a participar do II Simpósio dos Municípios da Bacia do Rio Corumbataí

A Câmara Municipal de Limeira recebeu nessa segunda-feira, 26 de agosto, três oradores durante a Tribuna Livre. Nathalie Gallo falou sobre o II Simpósio dos Municípios da Bacia do Rio Corumbataí para criação do Geoparque; Terezinha Aparecida Santos Guarnieri, diretora operacional da Santa Casa de Limeira, discorreu acerca dos desafios e da importância do trabalho da entidade e, por último, Vagner da Silva, representando categorias de base de futebol, que envolve jogadores com idade entre sete e 15 anos, pediu o incentivo ao esporte e à inclusão de crianças e adolescentes na categoria.

II Simpósio dos Municípios da Bacia do Rio Corumbataí

Para falar sobre o II Simpósio dos Municípios da Bacia do Rio Corumbataí, Nathalie Gallo fez uso da Tribuna Livre. De acordo com ela, trata-se de uma iniciativa de desenvolvimento sustentável nas oito cidades que fazem parte da Bacia do Rio Corumbataí - Analândia, Itirapina, Ipeúna, Corumbataí, Charqueada, Rio Claro, Santa Gertrudes e Piracicaba -, com objetivo de criar um Geoparque.

O Geoparque é uma proposta da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que busca o desenvolvimento sustentável e paralelamente a geração de renda para a comunidade que trabalha e reside em torno da bacia. No Brasil só existe, até o momento, o Geoparque Mundial Araripe. “Esse modelo territorial permite a visitação de cavernas, grutas com pintura rupestre, cachoeiras, igrejas histórias, monumentos e outros possíveis pontos turísticos”, explicou Nathalie.

Segundo a oradora, a população local poderá gerar renda própria com restaurantes, aluguel de hospedagens e até cobrando entrada em locais turísticos que pertençam a suas residências ou comércios.

Natalhie convidou todos a participar do simpósio que acontece nesta sexta-feira, 30 de agosto, das 9h às 17h, na sala UL12 da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), em Limeira.

Santa Casa de Limeira

A diretora operacional da Santa Casa de Limeira, Terezinha Aparecida Santos Guarnieri, utilizou a Tribuna Livre para discorrer acerca dos desafios e da importância do trabalho da instituição, além de agradecer a Moção de Aplausos 170/2019, de autoria do vereador Wagner Barbosa (PSB), aprovada pelos demais parlamentares, que a homenageia pelos 45 anos de trabalho, compromisso e dedicação ao hospital.

De acordo com a oradora, trata-se de um trabalho cheio de desafios diários e sem rotina, mas gratificante. “A gente não percebe o tempo passar, gostaria de ter só mais 45 anos nessa batalha”, brincou.

“Sempre pensamos que todas as nossas ações têm que ser a melhor, porque estamos olhando para o outro que precisa de nós no momento de mais fragilidade”, comentou Terezinha. “A nossa população precisa de uma saúde arrojada, de uma gestão arrojada e de alguém forte lutando para isso. No meu dia a dia, exercito os nossos valores, valores da Santa Casa: humildade, seriedade e imparcialidade para a tomada de cada decisão”.

Bases de futebol

Também fez uso da Tribuna Livre, Vagner da Silva, representando categorias de base de futebol, que envolve jogadores com idade entre sete e 15 anos. Segundo ele, desde que começou a integrar a Liga Esportiva, o número de times de futebol dobrou na cidade, no entanto, ainda não é o bastante.

Vagner explicou que as crianças entram nos times com o objetivo de disputar campeonatos pelo município de Limeira, porém esses torneios não estão ocorrendo por falta de incentivo público. “Eu vim pedir para vocês darem uma olhada para isso, não tirem as crianças do esporte, as incentivem”, declarou.