• Inicio
  • Notícias
  • Câmara aprova campanha de conscientização e orientação sobre autismo

Câmara aprova campanha de conscientização e orientação sobre autismo

Ações deverão ser realizadas anualmente no mês de abril

Data de publicação: 20/08/2019 13:46 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Câmara aprova campanha de conscientização e orientação sobre autismo
Câmara aprova campanha de conscientização e orientação sobre autismo

Com o objetivo de conscientizar e orientar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Câmara Municipal de Limeira aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira, 19 de agosto, o Projeto de Resolução Nº 19/2019, de autoria do vereador Toninho Franco (PL).

A proposta institui a campanha permanente de conscientização e orientação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que deverá ser realizada com apoio da Escola Legislativa Paulo Freire, preferencialmente no mês de abril de cada ano. Poderão fazer parte da campanha: palestras, mesas de debate exposições e ações de esclarecimento e coibição de preconceitos relacionados ao TEA.

Na justificativa, o vereador explica que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem se manifestar em conjunto ou isoladamente, são elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

“É uma luta que abracei. Já coloquei outros projetos sobre o tema, como o símbolo de preferência dos autistas no atendimento em órgãos públicos ou empresas privadas, para que seja respeitado esse direito de preferência. Abracei a causa dos autistas para que haja um melhor atendimento e através destas palestras, destas orientações, com certeza teremos a possibilidade de dar um melhor acolhimento. Espero que a cidade possa fazer um trabalho por um atendimento adequado aos autistas e familiares”, argumentou Toninho Franco.