• Inicio
  • Notícias
  • Aprovado projeto de isenção de IPTU para residências populares

Aprovado projeto de isenção de IPTU para residências populares

Proposta do vereador Zé da Mix altera critérios da legislação em vigor

Data de publicação: 20/08/2019 15:23 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Aprovado projeto de isenção de IPTU para residências populares
Aprovado projeto de isenção de IPTU para residências populares

Foi aprovado na sessão desta segunda-feira, 19 de agosto, o Projeto de Lei Complementar nº 13/2019, de autoria do vereador Zé da Mix (PSD), que propõe a isenção de IPTU para residências populares. Segundo o autor, a proposta “beneficia quem mais precisa”. Agora o tipo de construção será considerado, sendo que os imóveis maiores, quando populares, com até 85 m², ficam isentos. Antes eram isentos imóveis residenciais com no máximo 70 m², independentemente da categoria, mesmo os de bom ou alto padrão.

“Na lei atual de isenção do IPTU não importa se o imóvel é precário, popular, médio, bom e alto, a isenção é aplicada se a casa ou apartamento tem até 70m². Então pensamos em um projeto que beneficiasse famílias que realmente precisam da isenção, porque hoje há pessoas de posse usufruem do desconto”, descreveu Zé da Mix.

A nova regra de isenção define que construções até o tipo médio padrão e com no máximo 55 m² terão acesso ao benefício. Já as moradias precárias ou populares, com até 85 m², serão isentas. O desconto é de 75% no imposto anual, destacou o vereador.

“O projeto aumenta o limite para quem precisa e tira o direito para quem não precisa. O objetivo foi fazer justiça social”, ratificou Zé da Mix. Ele acrescentou que o desconto só será considerado para casas e apartamentos que não possuem dívida de IPTU no ato da solicitação. No caso de residência unifamiliar, aquela em que há um único imóvel no lote, terão a isenção os terrenos com no máximo 300 m².

A matéria foi aprovada e agora segue para o prefeito sancionar ou vetar. Após a sanção, o projeto é promulgado, publicado e torna-se lei.