Idoso Por Um Minuto foi realizado no Shopping Nações com alunos do Isca Faculdades
O projeto Idoso Por Um Minuto, idealizado pelo vereador Dr. Marcelo Rossi (PSD), autor da Lei do Alzheimer (Lei 5.133/2017), teve nova edição nesta quarta-feira, 14 de agosto, com a participação de alunos dos cursos de Serviço Social, Pedagogia e Direito do Isca Faculdades. O Shopping Nações foi o cenário para simulações de situações cotidianas enfrentadas pelos idosos.
Antes, o público assistiu a palestra Fisiologia do Envelhecimento. “É importante entender o que acontece com o organismo à medida que envelhecemos, pois fica mais fácil compreender porque um idoso demora mais para atravessar a rua”, exemplificou Dr. Marcelo, que também é geriatra.
Munidos de acessórios, os estudantes experimentaram os impactos da diminuição da percepção tátil, da audição, da visão e da mobilidade. Para Kelly Fernanda da Costa, um dos momentos mais difíceis foi a dificuldade para ouvir e se locomover ao mesmo tempo. “O idoso se sente impotente. Por isso, saio daqui muito mais paciente com os idosos que encontrar pelo caminho”.
Aline Suelen da Silva foi taxativa. “Mudei meu olhar. Às vezes, os idosos ficam constrangidos pela falta de rapidez e hoje eu entendo. Infelizmente, faltam políticas públicas voltadas aos idosos”, opinou.
O sentimento de inferioridade que muitos idosos enfrentam foi o que mais chamou a atenção da aluna Luciana Araújo dos Santos. “Os idosos acabam se isolando porque se sentem um ‘estorvo’, principalmente da família. O mundo está intolerante. E eu acho a velhice injusta. Falta empatia”, relatou.
Promover a empatia é um dos objetivos do projeto, que visa ainda despertar a atenção da sociedade para os desafios do envelhecimento populacional e incentivar a cultura da valorização e respeito aos idosos. “Os relatos mostram que, além de grandes seres humanos, esses alunos serão excelentes profissionais. Agradeço aos coordenadores dos cursos do Isca e ao Shopping Nações por essa grande parceria”, finaliza.
*Informações do Gabinete Parlamentar