Vereadores aprovam homenagens a esportistas de Limeira

Nilton Santos e Estevão Nogueira, ambos do PRB, foram os propositores

Data de publicação: 13/08/2019 15:35 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Vereadores aprovam homenagens a esportistas de Limeira
Vereadores aprovam homenagens a esportistas de Limeira

A Câmara Municipal de Limeira aprovou na sessão ordinária, 12 de agosto, duas homenagens a pessoas que marcaram seu nome no esporte limeirense. Foram elas: o Projeto de Lei Nº 93/2019, do vereador Nilton Santos (PRB), e o Projeto de Decreto Legislativo Nº 22/2019, do vereador Estevão Nogueira (PRB).

José Macia - Pepe

O Projeto de Lei Nº 93/2019, do vereador Nilton Santos, institui homenagem à José Macia, mais conhecido como Pepe, que é ex-jogador do Santos e ex-treinador da Inter de Limeira, na Praça dos Campeões Paulistas, localizada em frente ao Estádio Major José Levy Sobrinho, o Limeirão.

Ex-ponta-esquerda do Santos Futebol Clube, José Macia, mais conhecido como Pepe, iniciou seus passos rumo ao profissional do Santos Futebol Clube jogando no infantil do Mota Lima Futebol Clube, na cidade de São Vicente. Pepe recebeu o apelido de Canhão da Vila, devido ao seu poderoso chute com a perna esquerda.  Com 405 gols marcados, o jogador é o segundo maior artilheiro do Santos, perdendo apenas para Pelé. Mas, segundo sua teoria, ele mesmo é o maior artilheiro do clube. “O maior artilheiro do Santos Futebol Clube sou eu, afinal o Pelé não conta, ele é de outro mundo”.

Após carreira vitoriosa como jogador, totalizando mais de 27 títulos conquistados, Pepe se consagrou também como treinador, passando por diversos clubes como São Paulo, Guarani, Portuguesa, Ponte Preta e Inter de Limeira, onde alcançou a conquista do Campeonato Paulista de 1986 e, segundo o propositor, cravou seu nome no coração de todos os limeirenses apaixonados por futebol. Pela Inter ainda conquistou o Campeonato Brasileiro da Série B no ano de 1988.

Nilton Santos destacou a importância de Pepe para a cidade de Limeira. “Tenho buscado através de emendas e parcerias público-privada reestruturar a praça dos Campeões Paulistas e por que não instituir o busto daquele que tanto ajudou a Internacional de Limeira, por que não homenagear uma pessoa que ao falar da Internacional de Limeira enche os olhos de lágrimas, que passou mais de seis vezes pela Inter e todas as vezes teve sucesso”.

Paulo César Marques da Silva e Natael Alvarenga

O Projeto de Decreto Legislativo Nº 22/2019, de autoria do vereador Estevão Nogueira, concedeu o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Civico XV de Setembro – Ordem de Tatuiby aos jogadores Paulo César Marques da Silva e Natael Alvarenga pelos relevantes serviços prestados à cidade de Limeira por meio da participação no Campeonato Paulista Série A2 pela Associação Atlética Internacional de Limeira.

Os jogadores estiveram presentes na campanha desse ano que levou a Inter ao acesso à primeira divisão do Campeonato Paulista e à segunda colocação do Campeonato Paulista Série A2. Paulo César Marques da Silva, mais conhecido como PC, iniciou a carreira de atleta profissional de futebol na Associação Atlética Internacional de Limeira aos 18 anos de idade. Passou por clubes profissionais como Guarani, Santa Cruz (PE), América de Natal (RN), Rio Claro, Aparecidense (GO) e Goianésia (GO).

Natael Alvarenga, mais conhecido como Nata, iniciou a carreira de atleta profissional de futebol na Associação Atlética Internacional de Limeira aos 18 anos de idade, tendo passado por clubes profissionais como: Guarani, América de Natal (RN), Clube do Remo (PA), Botafogo (PB), ASA de Arapiraca (AL), Rio Claro e Juventus (SP).

O autor da proposição comentou a importância dos atletas para a cidade, “eu sei na verdade, da luta que é para um atleta se profissionalizar e seguir o seu sonho de jogar em um grande clube e conseguir levar o nome da cidade adiante, esses dois atletas são pessoas que alcançaram seu sonho e que representaram nossa cidade pelo Brasil afora”.