• Inicio
  • Notícias
  • Projeto que pede orientação sobre engasgamento aos pais de recém-nascidos é aprovado

Projeto que pede orientação sobre engasgamento aos pais de recém-nascidos é aprovado

Iniciativa é da vereadora Lu Bogo e foi aprovada na sessão de segunda (5/8)

Data de publicação: 06/08/2019 14:57 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Projeto que pede orientação sobre engasgamento aos pais de recém-nascidos é aprovado
Projeto que pede orientação sobre engasgamento aos pais de recém-nascidos é aprovado

O nascimento de um filho é motivo de alegria para os pais. Porém, neste momento vem também a preocupação com a amamentação, engasgamento e asfixia do bebê. Pensando em trabalhar com a informação e prevenção, a vereadora Lu Bogo (PL) apresentou o Projeto de Lei nº 67/2019, que estabelece que hospitais e maternidades do município de Limeira ofereçam aos pais e ou responsáveis de recém-nascidos as orientações e treinamento para primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita. O projeto foi votado e aprovado durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 5 de agosto.

“A partir do momento que estamos com a criança nos braços aumenta a nossa responsabilidade pelo bem estar deste ser, que é totalmente dependente de nós. Uma das preocupações é quanto a amamentação, o engasgamento e asfixia das crianças e, com este treinamento, vamos reduzir as ocorrências”, ponderou a vereadora.

De acordo com Lu Bogo, são constantes os registros de policiais militares ou guardas civis municipais que socorrem bebês, com menos de um ano de idade, por afogamento com o leite materno ou por aspiração de corpo estranho e, muitas vezes, são positivos os procedimentos, porém, as informações e treinamentos são medidas preventivas.

“Os pais e ou responsáveis pelos bebês de até um ano de idade que passarem pelo treinamento terão condições de prestar os primeiros socorros, evitar a morte por asfixia. A proposta desta lei é levar a informação para mais pessoas, evitando ocorrências como as de 2015, quando duas crianças, no espaço de 28 dias, foram vítimas de morte por asfixia com leite em nossa cidade”, justificou Lu Bogo.

A parlamentar destacou os esforços e trabalhos dos PMs Cabo Roso, Soldado Marcel que salvaram o bebê Samuel em fevereiro deste ano e também os PMs Jorge, Edneia, Haberman e Fábio que socorreram com êxito um bebê de 12 dias no Santa Eulália, no mês de abril.

“No Brasil, em média, 15 crianças por dia sofrem por engasgamento, algumas fatais. Este ano já homenageamos três equipes de policiais que salvaram crianças por engasgamento e a proposta deste projeto de lei é para levar a informação e treinamento aos pais e responsáveis. Estas medidas podem salvar as vidas dos bebês de engasgamento”, completou Lu Bogo.

O projeto aprovado será encaminhado para o Executivo para ser sancionado.

*Informações do Gabinete Parlamentar