• Inicio
  • Notícias
  • Servidores da Câmara participam de curso de primeiros socorros

Servidores da Câmara participam de curso de primeiros socorros

Atividade foi ministrada pelo Corpo de Bombeiros

Data de publicação: 26/07/2019 12:14 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Servidores da Câmara participam de curso de primeiros socorros
Servidores da Câmara participam de curso de primeiros socorros

Por meio de uma parceria entre a Secretária Legislativa da Câmara e o Corpo de Bombeiros, servidores participaram nesta sexta-feira, 26 de julho, do curso “Orientação para primeiros socorros”, realizado por militares do 16º Grupamento de Bombeiros de Limeira.

O objetivo foi preparar os servidores para uma situação emergencial, em que uma pessoa apresente parada cardiorrespiratória, e possam promover os primeiros socorros até a chegada de uma ambulância.

Com duração de quatro horas, o curso contou com atividades teóricas e práticas. Os participantes tiveram acesso a informações de procedimento para identificar uma parada cardiorrespiratória e como realizar a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), em conjunto com o Desfibrilador Externo Automático (DEA), que juntos devem auxiliar na recuperação da vítima até o contato com um médico.

Em prática, os servidores participaram de uma simulação de ocorrência com bonecos e fizeram o reconhecimento dos sinais: inconsciência da vítima, ausência de movimentos respiratórios e ausência de batimentos cardíacos. Após a identificação, eles foram orientados a pedir ajuda a alguém próximo que deveria ligar para o resgate e buscar o DEA, enquanto o RCP era realizado. Posteriormente, com o auxílio do DEA, continuavam a massagem cardíaca ou se afastavam para a desfibrilação elétrica, conforme indicação do aparelho.

De acordo com o sargento Lucena, após o a identificação de uma parada cardiorrespiratória, as compressões feitas por meio da técnica de RCP devem ter início imediato, pois, a cada minuto que passa, a vítima perde 10% de chance de retornar sem nenhuma sequela. “Vocês podem nunca precisar fazer isso, mas, caso precisem, poderão salvar uma vida”, declarou o sargento.

Para casos de emergência, a Câmara conta com um DEA e uma equipe treinada de brigadistas de incêndio, composta por um representante de cada setor.