• Inicio
  • Notícias
  • Mais de 2.500 pessoas participaram das atividades da Campanha Junho Laranja

Mais de 2.500 pessoas participaram das atividades da Campanha Junho Laranja

Entidades engajadas no Movimento Limeira sem Drogas realizaram ações em toda a cidade

Data de publicação: 19/07/2019 09:46 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Mais de 2.500 pessoas participaram das atividades da Campanha Junho Laranja
Mais de 2.500 pessoas participaram das atividades da Campanha Junho Laranja

Mais de 2.500 pessoas participaram das atividades realizadas pelas entidades engajadas no Movimento Limeira sem Drogas durante a campanha Junho Laranja. Foram palestras, exibição de filmes, exposições, pedalada e caminhada, parada educativa, rodas de conversa, programas de rádio e TV e diplomação de atuação na política sobre drogas, ações distribuídas por toda a cidade de Limeira.

A campanha “Junho Laranja” foi instituída no Calendário Oficial de Eventos do Município por meio da Lei 6.028/2018, de autoria da vereadora Dra. Mayra Costa (Cidadania), e faz parte das ações do Movimento Limeira Sem Drogas. É realizada anualmente pela Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, e conta com o apoio e colaboração de diversas entidades.

Na Câmara

A Câmara realizou, por meio da Escola Legislativa, a exposição “Movimento Limeira sem Drogas – Onde buscar ajuda?”, com o objetivo de divulgar as entidades de apoio a dependentes químicos e familiares e  também a exibição do filme “Coach Carter - Treino para a Vida”, para falar de superação. A homenagem a pessoas e entidades que atuaram na prevenção e na política sobre drogas marcou o fim das atividades da campanha com a entrega do Diploma de Atuação na Política sobre Drogas para 20 personalidades no dia 26 de junho.

Na Prefeitura

A Prefeitura de Limeira também participou das ações. No Centro Pop um café da manhã foi oferecido para pessoas em situação de rua, que receberam orientações e informações sobre dependência química, o Ambulatório de Saúde Mental promoveu ações de orientação aos usuários sobre o Junho Laranja, a Policlínica promoveu uma manhã de divulgação e apoio à campanha junto aos usuários e a Casa de Convivência realizou ação de conscientização dos usuários, com a participação da chefe do Setor de Prevenção às Drogas Sônia Regina Malta. Também teve palestra na Comunidade São João Evangelista, promovida pela UBS Novo Horizonte em parceria com a Pastoral da Criança e a Pastoral da Saúde da Comunidade São João Evangelista, ministrada pela psicóloga Debora Araújo.

Ações

A polícia Militar realizou palestras e formaturas para os alunos que participam do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em três escolas, uma exposição das atividades de prevenção às drogas e também fez parada educativa com distribuição de folhetos e orientação a motoristas.

A União Sindical dos Trabalhadores de Limeira lançou a campanha “USTL Contra as Drogas” e também palestra na Câmara Municipal com o tema “Consequências da Dependência Química no Ambiente de Trabalho”, a Associação Atitude Limeira realizou o evento Liberdade, Escola e Cidadania, o Conselho Municipal Antidrogas (Comad) fez uma roda de conversas na Comunidade Valentes de Davi, o Projeto Rola a Bola fez ação de conscientização com crianças, o Centro de Especialização Municipal Autista (Cema) promoveu uma manhã de divulgação e apoio ao Junho Laranja e a Pastoral da Sobriedade fez a Caminhada e Pedalada, com apoio da Leal Bike, no último dia da campanha Junho Laranja.

Palestras

As palestras foram ministradas em vários locais da cidade, o Grupo Amor Exigente falou com pais e alunos sobre violência, desrespeito, agressividade, falta de limites e comportamentos inadequados em uma escola municipal. Dra. Mayra palestrou no Tiro de Guerra 02-020 para soldados para falar sobre drogas e valorização da vida e também no Instituto Cultural Confraria dos Pretos Velhos de Umbanda, no Centro de Ressocialização de Limeira e no Conselho da Comunidade da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Limeira (CCVEC).

Na Mídia

A Campanha Junho Laranja também aconteceu nas rádios e na TV. Aos sábados, Nair Beck e Edilaine Prado apresentaram o quadro “Dependência Química tem Jeito”, no Programa Viver Mais da Rádio magnificat FM 103,5. Às quartas-feiras, profissionais como Sônia Regina, Solange Dantas, Luiz Francisco e Dra. Mayra falaram sobre dependência química no Programa “A Hora do Trabalhador”, na rádio Educadora AM 1020. E na TV Jornal Dra. Mayra participou do programa “Casa & Cia”, que promoveu esclarecimentos sobre dependência de álcool e outras drogas, divulgou a campanha e o Movimento Limeira sem Drogas.

Movimento Limeira sem Drogas

O Movimento Limeira Sem Drogas é uma campanha permanente criada pela Resolução 644/2016, que institui a Campanha permanente de conscientização e prevenção à dependência de álcool e outras drogas.

Em 2018, entidades e autoridades assinaram o Termo de Adesão ao Movimento Limeira Sem Drogas, se comprometendo a realizar ações para combate e prevenção à dependência química, com o objetivo de ampliar o acesso da população às informações e orientações sobre drogas, tornar conhecidas as redes de recursos existentes na cidade, além de promover integração entre atores sociais e instituições que trabalham com o tema, em atividades de prevenção, tratamento e reinserção social.