Integrantes da Comissão de Meio Ambiente acompanharam entrega do equipamento
Vereadores da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal avaliaram como positiva e um ganho para Limeira a nova Estação de Qualidade do Ar entregue na tarde desta terça-feira, 16 de julho, no Parque Cidade. O presidente Wagner Barbosa (PSB) e a secretária Mayra Costa (Cidadania) elogiaram a iniciativa do governo estadual, que investiu R$ 700 mil no equipamento. O vereador Estevão Nogueira (PRB) também acompanhou a inauguração.
A estação automatizada para monitoramento da qualidade do ar em Limeira foi entregue pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), e contou com a presença da diretora-presidente da agência, Patrícia Iglecias, do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Marcos Penido, e do prefeito Mario Botion.
Para Wagner Barbosa, o monitoramento automático da qualidade do ar de Limeira tem reflexos direto na saúde da população. “É uma forma de controlarmos a poluição atmosférica e buscar medidas que reduzam a emissão de poluentes, intensificando a fiscalização contra queimadas ou de fumaça preta dos veículos movidos a diesel, por exemplo”, afirmou.
A vereadora Mayra Costa também destacou a importância de uma estação de monitoramento do ar no município para a própria saúde pública. “Com os dados coletados, podemos cobrar ações e políticas públicas para que a qualidade do ar esteja sempre satisfatória em nossa cidade”, disse.
O equipamento instalado no Parque Cidade foi adquirido com recursos do Banco Mundial e substituiu a estação móvel existente desde janeiro de 2016 no local. A nova estação possui equipamentos de ponta, monitorando partículas inaláveis (MP10), partículas inaláveis finas (MP2,5), óxidos de nitrogênio (NOx) e ozônio (O3). Também fornece dados meteorológicos, como direção e velocidade do vento, temperatura, umidade do ar e radiação solar.
As informações coletadas auxiliam para implementação de ações de controle, fiscalização das fontes de emissão e licenciamento ambiental e podem ser acessadas no site www.cetesb.sp.gov.br/ar.
*Informações do Gabinete Parlamentar