• Inicio
  • Notícias
  • Vereadores avaliam ganho com nova Estação de Qualidade do Ar

Vereadores avaliam ganho com nova Estação de Qualidade do Ar

Integrantes da Comissão de Meio Ambiente acompanharam entrega do equipamento

Data de publicação: 17/07/2019 15:56 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Vereadores avaliam ganho com nova Estação de Qualidade do Ar
Vereadores avaliam ganho com nova Estação de Qualidade do Ar

Vereadores da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal avaliaram como positiva e um ganho para Limeira a nova Estação de Qualidade do Ar entregue na tarde desta terça-feira, 16 de julho, no Parque Cidade. O presidente Wagner Barbosa (PSB) e a secretária Mayra Costa (Cidadania) elogiaram a iniciativa do governo estadual, que investiu R$ 700 mil no equipamento. O vereador Estevão Nogueira (PRB) também acompanhou a inauguração.

A estação automatizada para monitoramento da qualidade do ar em Limeira foi entregue pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), e contou com a presença da diretora-presidente da agência, Patrícia Iglecias, do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Marcos Penido, e do prefeito Mario Botion.

Para Wagner Barbosa, o monitoramento automático da qualidade do ar de Limeira tem reflexos direto na saúde da população. “É uma forma de controlarmos a poluição atmosférica e buscar medidas que reduzam a emissão de poluentes, intensificando a fiscalização contra queimadas ou de fumaça preta dos veículos movidos a diesel, por exemplo”, afirmou.

A vereadora Mayra Costa também destacou a importância de uma estação de monitoramento do ar no município para a própria saúde pública. “Com os dados coletados, podemos cobrar ações e políticas públicas para que a qualidade do ar esteja sempre satisfatória em nossa cidade”, disse.

O equipamento instalado no Parque Cidade foi adquirido com recursos do Banco Mundial e substituiu a estação móvel existente desde janeiro de 2016 no local. A nova estação possui equipamentos de ponta, monitorando partículas inaláveis (MP10), partículas inaláveis finas (MP2,5), óxidos de nitrogênio (NOx) e ozônio (O3). Também fornece dados meteorológicos, como direção e velocidade do vento, temperatura, umidade do ar e radiação solar.

As informações coletadas auxiliam para implementação de ações de controle, fiscalização das fontes de emissão e licenciamento ambiental e podem ser acessadas no site www.cetesb.sp.gov.br/ar.

*Informações do Gabinete Parlamentar