Espaço também foi utilizado para falar sobre a Campanha Lacre do Amor
A Câmara Municipal de Limeira recebeu, nessa segunda-feira, 15 de julho, dois oradores durante a Tribuna Livre. Milena Pacheco, representando a Associação Limeirense de Proteção Animal (Alpa), defendeu a aprovação do Código Municipal dos Direitos dos Animais e Celso Antonio Rui, representando a ONG Libertadores do Riso, falou sobre os 22 anos de trabalho voluntário e a campanha de arrecadação de lacres e tampas diversas.
Associação Limeirense de Proteção Animal (Alpa)
Milena Pacheco, representante da Associação Limeirense de Proteção Animal (Alpa), usou a Tribuna Livre para defender a aprovação do projeto proposto pela Prefeitura que institui o Código Municipal dos Direitos dos Animais. “Vemos nesse Código um grande avanço para as políticas públicas para animais em nossa cidade. Começa-se a incluir os animais em nosso círculo de significação moral, entendendo-os como indivíduos que assim como nós sentem fome, frio e medo e que devem ter suas individualidades e necessidades respeitadas”, relatou.
O Código em questão abrange a identificação de animais, castração de animais domésticos ou comunitários e as diferentes definições de maus tratos, que, segundo Milena, hoje são muito vagas e facilmente contornadas perante a lei. Com a aprovação do Código, ficará previsto multa ao infrator que, em caso de reincidência, terá o valor multiplicado.
Para a oradora, a aprovação também “é muito importante para os animais de grande porte, pois o Código os resguardará em casos de resgate de seu tutor, caso seja comprovado abuso ou maus tratos”. A proposta ainda autoriza e cria normas para o funcionamento e cadastramento de lares temporários, proíbe espetáculos circenses ou similares que utilizem animais, defende regras para a criação de exposição e venda de animais e dispõe sobre o credenciamento de estabelecimentos veterinários no município para a realização de controle populacional.
“Peço a reflexão de todos, o que está em votação hoje é o futuro de milhares de animais, de milhares de vidas que são negligenciadas por falta de leis que os amparem”, pediu Milena.
ONG Libertadores do Riso
Também fez uso da Tribuna Livre Celso Antonio Rui, representando a ONG Libertadores do Riso, que completa 22 anos de trabalho voluntário visitando pacientes da Santa Casa de Limeira. “Nós já efetuamos 420 mil visitas, ou seja, se Limeira tem 300 mil habitantes nós já visitamos quase uma cidade e meia porque a rotatividade dentro do hospital é muito grande”, informou.
Além das visitas, Celso informou que a ONG, desde sua fundação, também atua em campanhas de arrecadação de recicláveis que são convertidos em doações para os hospitais e instituições. “A última campanha que fizemos foi para arrecadação de vidros, a partir do dinheiro que conseguimos foi possível doar um marca-passo cardíaco temporário para a Santa Casa no valor de R$ 12 mil e quatro cadeiras de rodas no valor de R$ 2 mil”, declarou o orador.
De acordo com Celso, a ONG está promovendo agora a “Campanha Lacre do Amor”, em que estão sendo arrecadados lacres de alumínio e tampinhas plásticas diversas. “A partir desta campanha devem ser entregues cinco ou seis cadeiras de rodas para instituições da cidade”, explicou.
A entrega, que deve ser realizada em breve, segundo Celso, ainda não há local estabelecido. Por isso, antes de encerrar seu discurso, Celso pediu aos vereadores que a solenidade seja realizada no Plenário e, assim, a população também possa participar.