Parlamentares buscaram informação da operação da empresa e da manutenção dos ônibus
Vereadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) requerida pelo vereador Dr. Marcelo Rossi (PSD) fizeram uma visita técnica, nesta sexta-feira, 12 de julho, à Viação Limeirense. Eles foram recebidos pelo interventor Renato Carlos Pavanelli e diretores da empresa. Na visitação, os vereadores conheceram os setores de operação da viação, bem como fizeram perguntas aos dirigentes e colheram informações para a investigação.
Segundo o diretor, a frota da viação conta atualmente com 118 ônibus em operação diária e 11 carros reservas, percorrendo, toda a frota, o total de cerca de 28 mil quilômetros por dia. De acordo com os diretores, para fazer esse percurso, a frota toda consome cerca de 10.500 litros de combustível por dia de segunda a sexta-feira, 7.500 litros no sábado e 5.000 litros no domingo.
Os vereadores questionaram como é feita a manutenção dos carros. Conforme relatório da empresa, aconteceu uma falha em ônibus, em média, a cada 9.491 quilômetros percorridos, no período entre abril de 2017 e maio de 2019. A empresa conta ainda com ônibus localizados em pontos de apoio nos bairros Serra, Nossa Senhora das Dores, Parque Hipólito e São Lourenço, além do terminal no Centro.
Sobre o número de trabalhadores, a empresa informou que têm, ao total, 453 funcionários ativos e 80 afastados, do conjunto de ativos são 223 motoristas e 143 auxiliares de viagem (cobradores), e também conta com 25 empregados com deficiência.
Diante de um ônibus de transporte para pessoas com necessidades especiais, o interventor explicou o funcionamento do agendamento do transporte. Atualmente, segundo ele, são 300 pessoas cadastradas, entre as quais 188 fazem viagem com frequência, entre agendamentos fixos e flexíveis.
O presidente da Comissão, Dr. Rafael Camargo (MDB), agradeceu pela visitação e parabenizou a organização da empresa. Por sua vez, Pavanelli colocou a empresa à disposição para qualquer visita dos vereadores a qualquer momento.
CPI
A Comissão apura possíveis irregularidades na execução, fiscalização, contratações e intervenção dos serviços do transporte público coletivo urbano de passageiros de Limeira, bem como o pagamento de subsídios e verba complementar à empresa Viação Limeirense.
Integram a CPI os vereadores Dr. Rafael Camargo (MDB), presidente; Zé da Mix (PSD), relator; Helder do Táxi (MDB), secretário; Constância Félix (PDT) e Dr. Marcelo Rossi, membros. Acompanharam a reunião o vereador Estevão Nogueira (PRB) e o representante da Prefeitura, o advogado Paulo Roberto Barcellos da Silva Junior.