• Inicio
  • Notícias
  • CPI do Transporte requerida por Dr. Marcelo Rossi ouve contador da Limeirense

CPI do Transporte requerida por Dr. Marcelo Rossi ouve contador da Limeirense

Cristiano Sorato falou sobre situação da empresa antes e depois da intervenção

Data de publicação: 11/07/2019 16:30 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


CPI do Transporte requerida por Dr. Marcelo Rossi ouve contador da Limeirense
CPI do Transporte requerida por Dr. Marcelo Rossi ouve contador da Limeirense

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Público requerida pelo vereador Dr. Marcelo Rossi (PSD) ouviu o contador da Viação Limeirense, Cristiano Sorato, na manhã desta quinta-feira, 11 de julho. A reunião foi marcada para que os vereadores pudessem esclarecer dúvidas sobre a situação da empresa antes e durante a intervenção.

Os vereadores questionaram sobre a situação financeira da empresa antes da intervenção, se houve melhora após a intervenção, quais contas são quitadas com o valor repassado a título de subvenção e se há provisão para pagamento das dívidas trabalhistas e tributárias.

Segundo o contador, desde 2012, quando começou a prestar serviços contábeis à Viação Limeirense, a empresa apresenta balanços negativos e contas pendentes. Disse que, após a intervenção, houve diminuição nas dívidas bancárias e com fornecedores, porém houve aumento nas dívidas tributárias. Quanto ao valor repassado de subvenção, ele informou que não consegue mensurar quais contas são quitadas com ele, pois contabilmente o valor entra como receita operacional, juntamente com outros valores, e segue para pagamento de diversas contas.

Sobre as dívidas trabalhistas, Cristiano informou que há o provisionamento de férias, 13º salário e folha de pagamento, e que os valores do FGTS e a parte de contribuição dos funcionários referente ao INSS estão sendo recolhidos, porém a parte correspondente à contribuição da empresa está sendo recolhida parcialmente. Sobre os impostos que não estão sendo pagos, Cristiano disse que a Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB) está sendo paga parcialmente e o ISS não está sendo pago.

Cristiano presta serviços contábeis à viação Limeirense desde 2012. De 2012 a 2015 como funcionário da empresa e, a partir de 2015, como pessoa jurídica, por meio do escritório contábil do qual é dono.

A CPI apura possíveis irregularidades na execução, fiscalização, contratações e intervenção dos serviços do transporte público coletivo urbano de passageiros de Limeira, bem como o pagamento de subsídios e verba complementar à empresa Viação Limeirense.

Fazem parte da CPI os vereadores Dr. Rafael Camargo (MDB), presidente; Zé da Mix (PSD), relator; Helder do Táxi (MDB), secretário; Constância Félix (PDT) e Dr. Marcelo Rossi, membros. Acompanharam a reunião o vereador Estevão Nogueira (PRB) e o representante da Prefeitura, o advogado Paulo Roberto Barcellos da Silva Junior.

Confira na íntegra os questionamentos feitos pelos membros da CPI e o depoimento de Cristiano Sorato: http://bit.ly/2LMGjeB