Honraria foi concedida em razão aos trabalhos desenvolvidos na área da música e cultura
A Câmara Municipal realizou na noite desta quarta-feira, 10 de julho, a entrega do Título de Cidadão Limeirense à Antônio Joaquim Silva da Costa, o Seu Portuga. A iniciativa da homenagem é da vereadora Dra. Mayra Costa (Cidadania), por meio do Decreto Legislativo Nº 7/2019, e contou com a presença de todos os vereadores e do vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos.
Seu Portuga, como é mais conhecido, nasceu em Vila Cova, em Portugal, no ano de 1947, e chegou ao Brasil em 1960. Conheceu Limeira pela primeira vez em 1965, onde acabou se estabelecendo em 1973. Antônio é casado e pai de quatro filhos, trabalhou no Ceasa de São Paulo por 30 anos. Em 2001, montou o Tuga’s Bar, dentro do Posto Maria Bonita, onde passou a realizar rodas de samba. Devido à fama e à procura das pessoas que queriam participar dos eventos foi necessário mudar o local de realização, que passou a ser o quintal da casa de Portuga, começando assim o “Quintal do Portuga”, que recebe em média 500 pessoas por evento.
Na sessão solene de homenagem, a autora da proposição comentou sobre a importância da entrega do título. “É uma forma de dizer obrigada, porque é uma homenagem com a pessoa ainda em vida, é uma homenagem a quem escolheu e dedicou a vida a cidade de Limeira”, comentou. “Nossa cultura é muito rica e temos muito a mostrar para encantar o mundo e talvez nossa maior riqueza seja o samba, mas quem diria que um portuga, nascido em Vila Cova lá em Portugal, seria uma das grandes marcas do samba em Limeira”, declarou Mayra que ainda finalizou: “muito obrigado por ter decidido atravessar o atlântico para vir sambar aqui com a gente”.
O homenageado agradeceu a honraria e o acolhimento que teve no Brasil. “Gostaria de fazer uma sinopse da minha vida de Portugal para cá: nasci em uma vila em que hoje moram 100 pessoas. Em junho de 1960, cheguei ao Rio de Janeiro e me apaixonei pelo samba já em 1961. Trabalhei muito no Rio e em São Paulo, mas frequento Limeira há 50 anos e hoje eu vejo amigos meus quase daquela época aqui, então eu me sinto muito agradecido por ter cultivado e feito essas amizades, no Rio, em São Paulo e, especialmente, em Limeira”, comentou Antônio.
“Aos amigos novos e aos mais antigos quero que saibam que são a parte principal dessa homenagem que hoje estou recebendo. Quero agradecer ao povo de Limeira, de São Paulo e do Brasil que me acolheu de uma maneira tão singela e que eu agradeço e amo muito”, finalizou. Logo após a entrega do título, o grupo Samba do Vapor tocou um samba composto em homenagem a Antônio.