Vereador esteve em São Paulo para protocolar pedido de ajuda financeira aos hospitais da cidade
O vereador Wagner Barbosa (PSB) solicitou nesta quarta-feira, 3 de julho, recursos aos hospitais Santa Casa e Humanitária de Limeira ao governador João Doria (PSDB), durante visita ao Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
A melhora das condições financeiras de ambas as instituições, que enfrentam uma grave crise financeira, é uma das bandeiras de Wagner Barbosa. Desde quando assumiu o mandato de vereador, vem buscando a liberação de recursos, em especial de verbas atrasadas, como dos programas estaduais Pró-Santa Casa e Santas Casas SUStentáveis.
Em ofício protocolado ao governador, Wagner cita que o próprio DRS X (Departamento Regional de Saúde) de Piracicaba já se manifestou afirmando que a Santa Casa de Limeira é uma das vítimas do subfinanciamento federal da saúde, causado pela defasagem de valores da tabela de procedimentos do Ministério da Saúde, congelada há anos e que não cobre os reais custos dos atendimentos.
Também lembrou que a Santa Casa apresentou, nos últimos anos, um estouro nas contas de R$ 9,3 milhões, situação semelhante à enfrentada pela Humanitária, o que pode inviabilizar o funcionamento de ambos os hospitais.
“Como vereador, tenho a obrigação de buscar recursos que melhorem a situação econômica dos hospitais, o que reflete no atendimento do SUS e na melhoria da saúde da nossa população. Se ficarmos só esperando e não fazermos esse tipo de trabalho e cobranças, a situação nunca irá mudar”, afirmou Wagner.
De acordo com o vereador, o objetivo é sempre buscar o oferecimento de um atendimento digno à população.
Doações
Em abril, Wagner teve projeto de lei aprovado para garantir doações voluntárias aos hospitais Santa Casa e Humanitária de Limeira. O valor é de R$ 8 e poderá ser pago mensalmente. A Prefeitura estuda como irá regulamentar a forma de cobrança.
*Informações do Gabinete Parlamentar