Sessão foi marcada por diversos requerimentos e indicações
Os vereadores juniores realizaram sessão ordinária nessa quarta-feira, 3 de julho, no Plenário da Câmara Municipal de Limeira. Entre os assuntos discutidos, estão 13 indicações, uma moção e 11 requerimentos. Estiveram presentes os vereadores Estevão Nogueira (PRB), presidente da comissão dos vereadores juniores, Erika Tank (PL), Clayton Silva (PSC), Lu Bogo (PL), Mir do Lanche (PL) e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania).
No início da sessão foram lidas as indicações, entre elas a indicação do vereador Vinicius Vieira Armbruster, que pede maior divulgação sobre o tratamento de doenças que, quando diagnosticadas e tratadas em seu início, tem maiores possibilidades de serem controladas ou até mesmo curadas. Segundo o vereador, a indicação vem da ausência de informações sobre o assunto para a população. “Muitas vezes a população não tem as informações necessárias sobre a existência do tratamento e como procedê-lo. Dessa forma, é fundamental mais divulgação por meio de palestras, cartazes e folhetos nas unidades de saúde e residências com as orientações necessárias”, declarou.
Após a leitura das indicações, a sessão procedeu para a leitura dos requerimentos. Entre eles o requerimento da vereadora Giovanna Dias, que pede informações ao Poder Executivo sobre o suporte dado às mulheres abusadas e assediadas no município de Limeira. Giovana questiona se existe algum suporte psicológico após sofrerem assédios e questiona ainda a existência de algum tipo de trabalho voltado aos homens para que se aprenda a respeitar e conviver em sociedade com as mulheres. “Desde sempre o machismo é algo muito presente na nossa sociedade. Inúmeras jovens se queixam sobre a dificuldade que encontram quando andam na rua e, se tem a necessidade de passar por algum homem, ouvem coisas como assovios, buzinas e comentários extremamente desnecessários, as mulheres se sentem cada vez menos seguras andando pela rua”, disse Giovanna.
Outros dois requerimentos realizados foram em relação à saúde mental dos jovens da cidade. O primeiro foi do vereador Luiz Eduardo Prado, que pede informações a Prefeitura sobre a contratação de psicólogos para escolas do município de Limeira. No requerimento, o vereador questiona a possibilidade de contratação de psicólogos e de remanejamento de psicólogos da área da saúde para as escolas. “Devido ao grande número de mortes por problemas psicológicos que afetam as crianças e adolescentes existe a necessidade da presença de um psicólogo na escola, pois eles poderiam ajudar as crianças e por consequência evitar muitos suicídios”, afirmou.
O segundo foi da vereadora Julia de Munno, que questiona a Prefeitura sobre as ações que a Secretaria de Saúde do município tem feito sobre a prevenção da depressão em crianças e adolescentes. A vereadora justificou o requerimento com o aumento do número de casos de depressão e suicídio. “A gente tem que parar de levar isso como uma brincadeira, a gente tem que parar de tratar palestras sobre o assunto como perda de tempo. Estamos perdendo vidas para essas doenças, então temos que conscientizar os alunos, mas também os pais, se seu filho está muito no quarto, muito quieto, procura conversar com ele. A gente precisa de uma ajuda profissional, para mostrar que não tem por que esconder a doença”, finalizou a vereadora.
A próxima sessão será realizada no dia 28 de agosto, ás 14h30, no plenário Vereador Vitório Bortolan na Câmara Municipal de Limeira.