• Inicio
  • Notícias
  • Vereador Waguinho questiona BRK sobre redução no valor da tarifa de esgoto

Vereador Waguinho questiona BRK sobre redução no valor da tarifa de esgoto

Requerimento foi protocolado na segunda-feira (24/6)

Data de publicação: 28/06/2019 16:12 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Vereador Waguinho questiona BRK sobre redução no valor da tarifa de esgoto
Vereador Waguinho questiona BRK sobre redução no valor da tarifa de esgoto

Na segunda feira, 24 de junho, o vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania) protocolou o Requerimento de Nº 360/2019, solicitando que a concessionária BRK Ambiental esclareça qual seria o desequilíbrio financeiro-econômico em caso de redução de 20% no valor da Tarifa de Residencial de Esgoto, que atualmente corresponde a 100% do valor da Tarifa Residencial de Água.

De acordo com o vereador, a cobrança da tarifa de esgoto idêntica a cobrança da tarifa de água, é injusta. “Ainda que a concessionária faça o tratamento de 100% do esgoto no município, não se justifica cobrar o mesmo valor da tarifa de água, pois como sabido, 80% da água que é consumida nas residências retorna na forma de esgoto, e 20% são perdidos na rega de jardins, consumo de alimentos, construção civil, evaporação, vazamentos, entre outros. Logo não se justifica a cobrança de um serviço que não prestado em sua totalidade para o consumidor”, declarou na proposição.

Waguinho utilizou a Norma Técnica NBR-9649, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, para embasar o questionamento. A norma estabelece o Coeficiente de Despejo, calculando que apenas 80% da água consumida é devolvida ao meio ambiente como esgoto.

*Informações do Gabinete Parlamentar