Requerimento foi protocolado na segunda-feira (24/6)
Na segunda feira, 24 de junho, o vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania) protocolou o Requerimento de Nº 360/2019, solicitando que a concessionária BRK Ambiental esclareça qual seria o desequilíbrio financeiro-econômico em caso de redução de 20% no valor da Tarifa de Residencial de Esgoto, que atualmente corresponde a 100% do valor da Tarifa Residencial de Água.
De acordo com o vereador, a cobrança da tarifa de esgoto idêntica a cobrança da tarifa de água, é injusta. “Ainda que a concessionária faça o tratamento de 100% do esgoto no município, não se justifica cobrar o mesmo valor da tarifa de água, pois como sabido, 80% da água que é consumida nas residências retorna na forma de esgoto, e 20% são perdidos na rega de jardins, consumo de alimentos, construção civil, evaporação, vazamentos, entre outros. Logo não se justifica a cobrança de um serviço que não prestado em sua totalidade para o consumidor”, declarou na proposição.
Waguinho utilizou a Norma Técnica NBR-9649, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, para embasar o questionamento. A norma estabelece o Coeficiente de Despejo, calculando que apenas 80% da água consumida é devolvida ao meio ambiente como esgoto.
*Informações do Gabinete Parlamentar