Em SP, vereador fez pedidos ao governador João Doria, à secretária Célia Leão e ao presidente Jair Bolsonaro
O vereador Wagner Barbosa (PSB) solicitou ao governador de São Paulo, João Doria, o apoio do governo estadual para que seja fomentada a prática de esportes paralímpicos em Limeira, com a implantação de programas, incentivo e ampliação às ações já existentes. A solicitação também foi reforçada à secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, durante evento de assinatura de termo de compromisso firmado entre a Caixa Econômica Federal e o Comitê Paralímpico Brasileiro, realizado dia 19 de junho, em São Paulo, com a presença do presidente Jair Bolsonaro.
Ao presidente da República, Wagner pediu ainda o retorno da Agência do Trabalho e Emprego a Limeira.
Pelo acordo, que busca a inclusão social de pessoas com deficiência por meio de atividades esportivas, culturais e educativas, serão destinados ao governo paulista R$ 10 milhões no período de quatro anos. Na capital, o Centro Paraolímpico atenderá 550 crianças e adolescentes de 10 a 17 anos, alunos das redes públicas municipal e estadual, adultos, idosos e funcionários da Caixa com deficiência. Os professores da rede estadual também receberão qualificação para desenvolver o desporto paralímpico.
“O esporte paralímpico está em evidência e vem sendo fundamental para transformar vidas. Queremos isso também para os nossos jovens, por isso solicitei ao governador João Doria e à secretária Célia Leão que seja feito também um olhar especial para Limeira”, afirmou Wagner.
O vereador lembrou que desde 2014 a prática de atividades esportivas PCD vem crescendo na cidade, que pela primeira vez sediou uma etapa regional da natação dos Jogos Escolares de São Paulo e vem organizando os Jogos Municipais Adaptados. Também teve o atleta Odair dos Santos como o primeiro medalhista brasileiro dos Jogos Paralímpicos disputados no Rio. “A prática de esportes paralímpicos estimula os atletas e seus familiares a viverem o sentimento de confiança, a desenvolver a amizade e o companheirismo, além de propiciar trocas de experiências e aproximação das famílias”, disse.
A secretária Célia Leão enfatizou a importância da ação, principalmente para a melhora da qualidade de vida e autoestima das pessoas com deficiência. “As coisas não acontecem por acaso. O que a pessoa faz e decide com coragem, sabedoria, sensibilidade, respeito e, sobretudo, compromisso com a vida é que faz elas acontecerem e para melhor.”
No Centro Paralímpico serão oferecidas oito modalidades: atletismo, natação, judô, futebol de cinco, vôlei sentado, bocha, goalball e tênis de mesa.
Ministério do Trabalho
Durante o evento, o vereador Wagner Barbosa aproveitou e solicitou ao presidente Jair Bolsonaro o retorno da Agência do Trabalho e Emprego a Limeira. O órgão deixou o município em 2008, prejudicando os trabalhadores, que precisam se deslocar até Piracicaba para receber atendimento. “Essa é uma demanda antiga e uma necessidade de Limeira e região. Confiamos no presidente para solucionar essa questão”, declarou Wagner.
Informações do gabinete parlamentar*