Vereadores aprovam homenagens a pessoas da cidade

Entre as homenagens estão uma Medalha de Bravura e um título de cidadão

Data de publicação: 11/06/2019 14:26 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Vereadores aprovam homenagens a pessoas da cidade
Vereadores aprovam homenagens a pessoas da cidade

Na sessão segunda-feira, dia 10 de junho, os vereadores aprovaram três homenagens a pessoas da cidade. São eles o Projeto de Decreto Legislativo Nº 28/2018, do vereador Jorge de Freitas (Patriota), o Projeto de Decreto Legislativo Nº 6/2019, do vereador Dr. Rafael Camargo (MDB), e por fim o Projeto de Decreto Legislativo Nº 58/2018, de autoria da Mesa Diretora 2017/2018 ( vereadores Zé da Mix (PSD), Mayra Costa (Cidadania), Erika Tank (PL) e Rafael Camargo).

Gabinete Vereador Dr. Odair Antônio Ragazzo de Camargo

O Projeto de Decreto Legislativo Nº 58/2018 dos vereadores da Mesa Diretora 2017/2018 altera o Artigo 1º do Decreto Legislativo Nº 01/2001 e nomeia a sala da Secretaria de Administração e Finanças, a SAFI, como Gabinete Vereador Dr. Odair Antonio Ragazzo de Camargo.

Segundo os proponentes, a nomeação da sala da SAFI readéqua a homenagem realizada no ano de 2001, quando foi nomeada a extinta sala da Secretaria Geral com o nome do Dr. Odair.Dessa forma, faz-se, mais uma vez, justiça, atualizando a homenagem prestada em 2001 a este grande homem, que, de forma inequívoca, prestou relevantes trabalhos ao município e a esta Câmara Municipal”, justificaram na proposição.

O vereador Dr. Rafael Camargo, filho de Odair, presidiu a votação que foi marcada por declarações honrosas dos vereadores. A vereadora Erika Tank, comentou a importância dessa presidência “Gostaria de parabenizar o presidente da casa vereador Sidney Pascotto [PSC] por fazer uma escolha significativa para presidir a votação nessa justa homenagem”.  

O vereador Zé da Mix, ex-presidente da Mesa Diretora autora da proposta, comentou a importância de Odair para a Câmara. “Dr. Odair era uma pessoa que tinha uma atenção especial pelas pessoas humildes e foi eleito para quatro mandatos. É uma pessoa que merece reconhecimento”, comentou. 

Emocionado, o vereador Dr. Rafael Camargo comentou sobre o projeto. “Ele pedia para eu gravar vídeos de desenhos para levar para os filhos dos funcionários da creche da Santa Casa, a qual ele ajudou a sustentar por muito tempo em vida. Então hoje, para mim, a felicidade de poder homenagear não o meu pai, mas o Dr. Odair, que realmente foi um homem que trabalhou por Limeira”.

Moacir Baquião

O Projeto de Decreto Legislativo Nº 28/2018, do vereador Jorge de Freitas, concede o Título de Cidadão Limeirense a Moacir Baquião pelos relevantes serviços prestados. Moacir é natural de Nova Resende (MG) e iniciou seus estudos já em Limeira, tendo formação em desenho técnico na ETEC Trajano Camargo, em 1984. Baquião, em 2015, participou de missão empresarial nos Estados Unidos da Facesp e do Sebrae, tendo também participado da Missão Empresarial China x Dubai e se formado na Academia do Palestrante. Em 2017, participou da Missão Empresarial no Estados Unidos (Londres x Europa) da Facesp x Sebrae.

Jorge de Freitas, autor da proposição, comentou sobre os serviços prestados por Moacir nas áreas sociais da cidade. “A presente propositura tem como objetivo prestar uma justa homenagem ao senhor Moacir Baquião, que tem atuação exemplar na cidade, nas áreas sociais e assistenciais, desenvolvendo, além de um grande trabalho junto às igrejas, o projeto “Natal Solidário” no Município de Limeira”, declarou o vereador.

Medalha de Bravura

O Projeto de Decreto Legislativo Nº 6/2019, do vereador Dr. Rafael Camargo, concede a Medalha de Bravura entre os Justos – Cabo Odilon Lopes aos policiais militares cabo Vitor Roso Bueno e soldado Marcel Vitor Farias.

Os policiais receberam a homenagem após realizarem o salvamento de um recém-nascido que estava engasgado. Segundo descreveu o Boletim de Ocorrência, o bebê de 25 dias já estava desacordado quando os PMs chegaram na residência. Após realizarem os procedimentos de desobstrução das vias superiores conseguiram reanimar o bebê, que foi encaminhado a Santa Casa.

Rafael Camargo, autor da proposição, destaca a ação de bravura dos policiais, “num ato de destemor, coragem e bravura, os policiais militares alcançaram um desfecho memorável frente a uma situação de iminente risco de vida para com um cidadão limeirense”.