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Dr. Marcelo questiona e Prefeitura divulga ação para acessibilidade no Edifício Prada

Após cobrança do vereador, adaptação para instalação de elevadores no Paço Municipal começa em 15 dias

Data de publicação: 05/06/2019 16:50 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Dr. Marcelo questiona e Prefeitura divulga ação para acessibilidade no Edifício Prada
Dr. Marcelo questiona e Prefeitura divulga ação para acessibilidade no Edifício Prada

Em resposta a requerimento do vereador Dr. Marcelo Rossi (PSD), a Secretaria de Obras e Serviços Públicos informou que em 15 dias terá início a adequação dos espaços para a instalação de elevadores no Edifício Prada. Após a conclusão desta etapa, prevista para durar dois meses, os equipamentos de acessibilidade serão instalados no saguão central.

O documento foi enviado ao gabinete do parlamentar, que também havia questionando o Executivo sobre outras melhorias. O recobrimento do telhado deve começar nos próximos 15 dias e terá duração de dois meses. Dr. Marcelo reforçou a necessidade de melhor estrutura para o trabalho dos funcionários e atendimento ao público, além da garantia do direito da acessibilidade aos portadores de deficiência física e a preservação deste imóvel histórico. “É preciso conciliar essas demandas dada a relevância no passado e no presente deste complexo para a nossa cidade, garantindo suas condições adequadas no futuro a curto, médio e longo prazo”, justificou.

Já em relação às manutenções, a Prefeitura informou que as ações corretivas são executadas conforme a demanda. “No momento está sendo realizada manutenção hidráulica no setor do gabinete do prefeito e adequação de espaço para abrigar a Ouvidoria”, consta na resposta.

Também está em processo de contratação a empresa que fará o recobrimento e recuperação do telhado para cobrir o barracão central descoberto no passado.

Patrimônio histórico

Ainda em relação à acessibilidade, o secretário de Urbanismo, Matias Razzo, informou a Dr. Marcelo que em 2017 foi elaborado um projeto de acessibilidade geral para o prédio dividido em quatro fases. A primeira contempla todos os acessos ao edifício, aos departamentos e às secretarias, tanto no pavimento térreo quanto no superior. Estão previstas rampas de acesso no pavimento térreo, instalação de elevadores e ajustes de layouts. Essa fase foi aprovada pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Município de Limeira (Condephali).

As demais contemplam auditório, ajustes das guaritas, criação de um espaço de atendimento comum a população e adequações em várias secretarias. A pasta ainda informa que foi publicada resolução do Condephali para tombamento definitivo do Edifício Prada em 23 de abril de 2019, “faltando a publicação do Decreto pelo Prefeito para finalização deste processo”.

Dessa forma, os ajustes para garantir a acessibilidade serão executados sem interferências na preservação necessária do patrimônio histórico. 

*Informações do gabinete parlamentar

São atendidas em média, por dia, 1,5 mil pessoas no Edifício Prada, onde 748 servidores trabalham.

*Informações do Gabinete Parlamentar