Também foram apresentados três requerimentos ao Executivo
Os vereadores juniores ocuparam as cadeiras do Plenário da Câmara nesta quinta-feira, dia 30 de maio, para a primeira sessão ordinária do mandato, quando foi realizada a eleição da Mesa Diretora e também a apresentação de requerimentos ao Executivo pelos vereadores.
Para a vaga de presidente, foi escolhida Maria Carolina Cardoso Grochoski, que é apadrinhada pela vereadora Lu Bogo (PR). Maria ocupou a presidência também no ano passado. Luiz Felipe de Oliveira Silva, que é apadrinhado pela vereadora Erika Tank (PR), ficou com a vice-presidência.
João Victor Pimentel Pierrotti e Heloa Fernanda Caetano Costa compõem a Mesa como primeiro e segundo secretários, apadrinhados por Constância Felix (PDT) e Darci Reis (PSD) respectivamente. Stephany Melo e Priscila Barros foram escolhidas primeira e segunda corregedoras, são apadrinhadas pelos vereadores Lemão da Jeová Rafá (PSC) e Toninho Franco (PR) respectivamente.
O vereador Estevão Nogueira (PRB) esteve presente na sessão e explicou aos vereadores como é o funcionamento da sessão. Ao longo da discussão, o parlamentar permaneceu ao lado das crianças e dos adolescentes para tirar dúvidas e ajudar a resolver os problemas que eles encontravam para prosseguir com a sessão. Também estiveram presentes os vereadores Carolina Pontes (PSDB), Lu Bogo (PR), Clayton Silva (PSC), Rafael Camargo (MDB), Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), Toninho Franco (PR) e o presidente da Câmara Lemão da Jeová Rafá (PSC).
Requerimentos
Entre os requerimentos apresentados, um foi da vereadora Giovanna Dias, da ETEC Trajano Camargo, no qual ela pede ao Executivo esclarecimento em relação ao cuidado da pista de atletismo da Associação Limeirense de Atletismo (ALA). “Eu já tive amigos que quebraram a perna na pista da ALA”, comentou. No requerimento a vereadora pede que a Prefeitura realize a inspeção da pista.
O segundo requerimento foi apresentado pelo vereador Luiz Felipe de Oliveira Silva, da Escola Estadual Castelo Branco, no qual o vereador pede explicações ao Executivo sobre a segurança do Museu Histórico e Pedagógico Major José Levy Sobrinho. Além da segurança, o vereador cobra explicações sobre a existência de um treinamento para os funcionários do museu em caso de emergências. “Fui aluno do museu por três anos, e enquanto aluno percebia a falta de segurança, a porta ficava sempre aberta”, declarou.
O terceiro requerimento foi do vereador Vinicius Armbruster, da escola São José. O requerimento pede explicações à Prefeitura sobre a existência de projetos de contação de histórias no município. Segundo o requerente, a contação de histórias estimula o aprendizado das crianças de maneira lúdica e divertida. “Por meio desta propositura, busco informações sobre projetos já existentes para analisar a possibilidade de implantação ou ampliação da contação de histórias em escolas e bibliotecas municipais”, afirmou.
A próxima sessão ordinária acontecerá no dia 26 de junho (quarta-feira), às 14h, no Plenário Vereador Vitório Bortolan, na Câmara Municipal.
Vereadores Juniores
O programa Câmara de Vereadores Juniores tem a finalidade de possibilitar aos jovens das escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático por meio da participação nas atividades do Legislativo limeirense. A Resolução 519/13, que cria o programa, foi proposta do ex-vereador e atual vice-prefeito Dr. Júlio Cesar Pereira.
A Comissão Organizadora da Câmara de Vereadores Juniores é composta pelos vereadores Estevão Nogueira (PRB), presidente; Carolina Pontes (PSDB), Clayton Silva (PSC), Toninho Franco (PR), e Waguinho da Santa Luzia (PPS).